CULTURA, TRADIÇÃO E BOA COMIDA – parte 2
- Por GIanpaolo Celli
- 15 de mar. de 2015
- 4 min de leitura

Dando continuidade a questão da ligação da gastronomia de um país com seus costumes, geografia, história, mais uma vez eu falarei de um prato, na verdade um acompanhamento, indiano o qual, devido ao período colonial britânico, quando eles entraram em contato com a cultura e a gastronomia indianas, não é muito conhecido no Brasil bem comum à culinária britânica: o Chutney.
Para quem não conhece, o Chutney é uma geleia agridoce, feita com alho, cebola, vinagre, gengibre e pimenta (além do ingrediente principal) e serve de acompanhamento para carnes e frangos assados e grelhados e bastante conhecida na Inglaterra.
Atualmente, com o gás de botijão ou de rua, temos grande facilidade de cozinhar. Isso não acontecia antigamente, quando o fogão que existia nas cozinhas era a lenha, que precisava ficar queimando o dia todo (qualquer pessoa que faz churrasco sabe que demora um bom tempo para que, depois do carvão estar queimando, se consiga calor bastante para se preparar as carnes). Tanto é assim que na Roma antiga existiam até fornos públicos que funcionavam continuamente, para o povo que não pudesse usar o forno ou o fogão em sua cozinha preparar sua comida.
Com nosso nossa vida frenética, o preço do nosso gás, sem contar o clima quente, não temos aqui, como acontece na Europa, o costume de usar o forno. E mesmo quando isso acontece, o brasileiro tem tradição mais em bolos ou receitas como lasanha, do que em preparações mais longas, como a de assados, mais comuns aqui em datas festivas, como os jantares de fim de ano.
Mesmo assim eu resolvi apresentar três opções de Chutney, de Manga, de Maça e de Banana (apesar das preparações poderem ser adaptadas ara outras frutas, como o abacaxi), pois eles servem não só para acompanhar assados, mas também grelhados e salteados, que são bem mais simples e rápidos de se preparar (eu mesmo apresentei opções de frango e filé em postagens anteriores), isso sem contar que podem acompanhar queijos (como o Minas curado, por exemplo) e bolachas, como aperitivos.
Estas receitas, inclusive, são outro exemplo de o quanto pode ser interessante a gastronomia britânica, que tantos criticam, muitas vezes sem ao menos conhecê-la, assunto que eu já comentei aqui.
Vamos lá então:
CHUTNEY DE MANGA, MAÇA & BANANA
Chutney de Manga
1 Manga
75g de cebola picada em julienne (cubos pequenos)
2 colheres de sopa de curry
1 dente de alho picado
1/2 pimenta jalapeño (pode ser dedo de moça) sem as sementes picada
80ml de vinagre de vinho branco
70g de açúcar mascavo
30g de uva passa sem sementes
10g de gengibre ralado
Quanto baste de sal
Preparo
Misture a manga, as uvas passas, a pimenta, o alho, a cebola e o açúcar, leve a geladeira e deixe descansar por 12 horas.
Numa panela incorpore o vinagre à mistura e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos
Acrescente o sal (sendo um molho agridoce, o sal, normalmente uma pitada, serve só para dar um toque ao sabor) e continue a cocção por mais 10 minutos. Adicione o curry e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Espere esfriar então guarde o chutney num recipiente e guarde na geladeira até quando for usá-lo.
Chutney de Maça
400g de maça sem pele e sem sementes cortada em cubos pequenos
85g de açúcar mascavo
75g de cebola picada em julienne (cubos pequenos)
50g de uvas passas sem semente
30ml de vinagre de maça
15ml de suco de limão
15g de gengibre ralado
2g de zest (casca ralada) de limão
2 dentes de alho picados
1g de noz moscada
1g de cravo em pó (pode ser 1 ou 2 cravos)
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes picada
Quanto baste de sal
Preparo
Coloque o açúcar, a cebola, as uvas passas, o vinagre, o suco de limão, o gengibre, a pimenta, o zest de limão, o alho, a noz moscada e o cravo a uma panela com tampa e leve ao fogo baixo por dez minutos.
Acrescente as maças e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até que o liquido esteja reduzido fique com uma consistência firme (parecendo uma geleia) e as maças cozidas, agora com a panela destampada.
Acrescente o sal (sendo um molho agridoce, o sal, normalmente uma pitada, serve só para dar um toque ao sabor), e deixe cozinhar mais um ou dois minutos
Chutney de Banana
6 bananas nanicas
2 colheres de sopa de mel
2 dentes de alho picado
2 colheres de sopa de curry
1 pimenta malagueta ou dedo de moça (sem sementes) picada
1/2 xícara de água
200ml de vinagre de vinho branco
150g de cebola picada em julienne (cubos pequenos)
140g de açúcar mascavo
60g de uvas passas sem semente
10g de gengibre ralado
Quanto baste de sal
Preparo
Numa panela funda aqueça um pouco de manteiga. Junte o alho e a cebola e deixe suar (amolecer), junte as bananas picadas em pedaços médios e os demais ingredientes.
Cozinhe até que a banana tenha desmanchado e o chutney fique com uma consistência firme (parecendo uma geleia), mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Acrescente o sal (sendo um molho agridoce, o sal, normalmente uma pitada, serve só para dar um toque ao sabor).
Espere esfriar então guarde o chutney num recipiente e guarde na geladeira até quando for usá-lo.
Para usar o chutney numa prato é só deixar um pote com ele na mesa para que cada pessoa se sirva, ou colocar uma porção ao lado ou em cima da carne ou frango, de modo que o comensal possa colocá-lo no garfo junto com a carne.