top of page
Buscar
  • Por Gianpaolo Celli

UM ENSOPADO ESCOCÊS COM MAIS DE 5 MIL ANOS


Esta é uma receita, evidentemente atualizada, de um prato comum na gastronomia escocesa desde os primórdios da humanidade. E eu estou falando sério, pois segundo estudos arqueológicos carne de caça (aqui porco, mas anteriormente javali ou porco selvagem, e galinha no lugar de galo silvestre ou tetraz), assim como o cogumelo, era boa parte do que se comia no início do período neolítico.

Na realidade não só no interior da escócia, mas de toda a Europa quando falamos de povoamentos no interior (na costa o consumo de peixes e mariscos era bem maior. Na Irlanda, por exemplo, além disso, se comia até focas e leões marinhos). E se este prato existe desde antes dos povos célticos, ele continuou comum não só durante a antiguidade, mas também na Idade Média, se atualizando até os dias de hoje, em versões evidentemente mais refinadas, como é o caso desta receita, que leva mais temperos, assim como cogumelos secos.

Mas como eu sempre digo: isso é história! Neste verão chuvoso, assim como quando está mais frio, uma receita mais quente e encorpada é ideal, como é o caso deste:

ENSOPADO DE CARNE DE PORCO E DE FRANGO COM COGUMELO

200g de Carne de Porco (File Mignon) cortado em cubos de aproximadamente 2cm

200g Peito de Frango cortado em cubos de aproximadamente 2cm

150 ml de Vinho Branco Seco

100 ml de Água

100g de Cogumelo Seco picado

100g de Cogumelo Paris (fresco) picado

1 Cenoura ralada

4 dentes de Alho picados finamente

2 Cebolas picadas finamente

5 colheres de sopa de Azeite

1 colher de sopa de Orégano

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Para o pré-preparo deixe o cogumelo seco hidratar no vinho durante a noite, assim como tempere o frango e o porco com sal e pimenta do reino.

Coloque 2 colheres de azeite numa panela ou frigideira grande (eu usei um woki) e doure o alho por 2 ou 3 minutos em fogo médio, mexendo sempre para ele não queimar. Quando estiver dourado acrescente a cebola e deixe-a suar por mais 2 ou 3 minutos. Coloque então a cenoura, o orégano e os cogumelos, a água. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe refogar por uns 9 ou 10 minutos.

Retire tudo da panela, reservando num container. Acrescente o restante do azeite na panela, aumente o fogo e então coloque os cubos de carne de porco, deixando-os dourar por uns 3 ou 4 minutos, mexendo de vez em quando para que doure de maneira igual de todos os lados. Após esse tempo acrescente a carne de frango e deixe-a dourar com a carne de porco por mais uns 5 ou 6 minutos, não se esquecendo de mexer de vez em quando, de modo que eles dourem por igual.

Acrescente o cogumelo seco hidratado, o vinho em que ele hidratou e o restante dos vegetais que você tinha reservado, mexa bem e deixe cozinhar por uns 15 ou 20 minutos (ou até o líquido reduzir, deixando o molho com uma consistência mais densa) em fogo baixo. Quando o líquido reduzir e o molho ficar mais encorpado, desligue o fogo, deixe o descansar por alguns minutos então é só servir, acompanhado de creme de milho (como na foto), purê de batata (como é comum nas ilhas britânicas), arroz ou o acompanhamento de sua preferência.

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page