top of page
Buscar

CONHEÇA UM POUCO DA IRLANDA COM ESSAS BOXTY PANCAKES


Como eu sempre digo, um dos aspectos mais importantes de uma cultura é sua gastronomia. Isso, pois a mesma é uma mistura da geografia local (representada pelos alimentos ali produzidos), sua história e sociedade (ambas definidas por encontros com outras culturas, comercio, invasões, etc.). A batata na culinária irlandesa é um exemplo disso. Levada da América do Sul para a Europa no século XVI, como cresce na maioria dos tipos de solo ela logo se tornou parte importante na dieta irlandesa, fazendo com que pratos como as Boxty Pancakes, como outros já apresentados aqui, de bolinhos, tortas e pães com massa de batata até o champ e o colcannon se tornassem tradicionais.

Também conhecida como Stamp, as Boxty (se pronuncia bacstaí) Pancakes são um prato tradicional no norte do Connacht e no sul do Ulster (região centro norte da Republica da Irlanda) desde os 1700. Atualmente, contudo, ela tornou-se tão popular que é comum encontrá-las não só no menu de restaurantes, como também semiprontas em supermercados por toda Irlanda. A receita é tão tradicional que já fizeram até uma rima, já bem antiga, para ela:

“Boxty on the Griddle; Boxty in the pan; If you don’t eat your boxty; You’ll never get a man.

Boxty on the Griddle; Boxty in the pan; The wee one in the middle; that one’s for Mary Anne.”

Traduzindo, ficaria algo como:

Boxty na chapa; boxty na panela. Se você não comer sua boxty, nunca conseguirá um homem.

Boxty na chapa; boxty na panela. A pequenina no meio; essa é para Mary Anne.”

Mas como eu sempre digo: isso é história! Que tal conhecer um pouco da cultura irlandesa preparando e provando estas:

BOXTY PANCAKES

500g de Batatas descascadas

2 colheres de sopa de Farinha de Trigo

1 colher de sopa de Fermento em Pó

100 ml de Leite

Óleo ou Azeite o bastante para saltear as panquecas

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Rale a batatas e coloque-as numa tigela. Adicione a farinha de trigo, o fermento em pó e misture tudo. Tempere com sal e pimenta do reino e acrescente o leite, mexendo bem para que os ingredientes misturem bem.

Coloque uma frigideira ou uma panquequeira em fogo alto, coloque um fio de óleo ou azeite, deixe esquentar então vá colocando a mistura da massa com uma colher de sopa (não coloque muitas e uma vez, para que a panela não esfrie. Numa panqueueira ou frigideira média coloque só duas ou no máximo três de cada vez). Deixe as panquecas fritarem por de 9 a 10 minutos, virando-as a cada 2 ou 3 minutos, de modo que ambos os lados dourem por igual.

Sirva quente com manteiga, manteiga e açúcar, com bacon frito no desjejum ou lanche, ou como acompanhamento no almoço ou jantar.

316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page