top of page
Buscar

(PANQUECA RECHEADA) TORTA DE LINGUIÇA & FRANGO COM CHEDDAR

  • Por GIanpaolo Celli
  • 17 de mai. de 2015
  • 4 min de leitura

15_-_Panqueca_com_linguiça,_frango_e_cheddar_1_(1).JPG

Por textos anteriores já se pode perceber que para mim, falar mal de comida da Grã-Bretanha é pedir para ser criticado. Na realidade, se você for um pouco mais fundo verá que sou contra qualquer preconceito. E se isso é verdade de uma maneira geral, quando se fala em gastronomia então nem se fala.

Como eu mesmo já disse aqui, toda gastronomia tradicional tem em sua base história, geografia e até política. Mesmo assim, se apegar à tradição sem considerar o que a modernidade pode ajudar também pode ser um erro. Pois se fossemos seguir a “tradição” a risca, ainda estaríamos não cozinhando em fogões a lenha, mas em fogueiras ao relento...

Por que estou dizendo disso? Porque acredito que tradição e modernidade podem e devem se mesclar se o resultado for um prato gostoso, de sabor tradicional, e que mesmo assim não deixa de ser prático. Em suma, a tradição é boa, pois nos mostra as origens, assim como é a modernidade, que facilita nossa vida.

Por isso mesmo vou apresentar uma versão adaptada de uma receita de torta de linguiça e frango com cheddar que provei quando visitava a Irlanda. E é adaptada, pois estou usando o que sei de gastronomia para não só recriar, sem a receita, a torta que provei como dar opções de apresentação mais simples ou mais complexas de massa/cobertura. Deste modo, você poderá fazer o prato tal qual o que comi na Irlanda, como fiz aqui de uma maneira mais prática, num piquenique, ou de outras maneiras, também comuns às tradicionais tortas do Reino Unido.

TRADIÇÃO & MODERNIDADE

Essa torta é um prato bastante tradicional na Irlanda, especialmente nas mesas de camponeses e pessoas mais pobres. Isso, pois todos os ingredientes são facilmente achados e baratos.

O porco da linguiça e o frango são animais de criação simples e normalmente encontrados desde há muito em qualquer pequena propriedade rural. A linguiça, por sua vez, por ser temperada, cozida e muitas vezes defumada, tendo assim uma vida útil maior também era um prato comum em casas mais pobres. Carne fresca não era exatamente algo fácil de conseguir ou de manter antes das geladeiras.

No caso do requeijão, a receita original leva queijo cheddar, que no Reino Unido é barato, considerado originalmente inclusive como um queijo das classes mais humildes. Como aqui no Brasil isso não acontece, preferi trocar o cheddar por requeijão sabor cheddar. *Mesmo assim se você quiser manter a receita original, coloque entre 350 a 400g de cheddar picado no lugar do requeijão, pois é necessário mais queijo para dar a mesma liga do requeijão.

RECHEIO

350g de Peito de frango

350g de Linguiça toscana

250g (1 pote) de Requeijão sabor cheddar*

50ml de vinho branco

1 maço de Salsa e cebolinha picado

Quanto baste de Sal e Pimenta do reino (a gosto)

Qb de Azeite

PREPARO

Aqueça uma frigideira grande (eu uso um wok) e coloque um fio de azeite. Pegue os peitos de frango, corte em fatias finas, tempere com sal e pimenta do reino e, quando a frigideira estiver quente, coloque para saltear (fritar em pouco ou quase nenhum azeite). Não coloque todos de uma vez. Vá colocando aos poucos para que a frigideira não esfrie. Vire-os quando um dos lados estiver dourados, retirando-os e deixando separados, até que estejam todos prontos.

Volte-os a frigideira, coloque o vinho branco e mexa-os até o vinho, evaporar (eu já expliquei essa receita numa postagem anterior. Se quiser mais detalhes procure pelo post Então Você Não Gosta De Filé De Peito De Frango?). Separe-os e deixe esfriar, pois depois iremos desfiá-los.

Na mesma frigideira, novamente acrescente um fio de azeite e deixe-a esquentar. Enquanto isso passe a faca de leve nas linguiças de modo a cortar a pele. Abra-as, retire o recheio e descarte a pele. Leve o recheio à frigideira quente e vá mexendo até que todo ele fique cozido.

Desligue o fogo, deixando a linguiça descansar na frigideira mesmo enquanto você desfia o frango.

Para isso eu particularmente gosto de simplesmente picá-lo com a faca mesmo.

Quanto tiver terminado de picar, acrescente o frango á linguiça que já está na frigideira, ligue novamente o fogo e vá mexendo até que a mistura toda esteja quente. Acrescente então o requeijão sabor cheddar* e a salsa e a cebolinha e mexa até deixar a mistura toda uniforme. Acerte o sal e a pimenta se necessário, então recheie a torta.

Para a massa

Na foto, ao invés de fazer uma torta de forno, eu fiz panquecas e recheei-as. Caso você queira fazer como eu, use a receita de Crepe apresentada no post VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM BOLO DE PANELA? Caso queira usar uma massa tradicional e levar ao forno, use a receita de massa apresentada no post TORTA DE ABOBORA, MAIS UMA DELICIA DOS ESTADOS UNIDOS.

Aqui, se você não for fazer uma torta aberta, como a receita mencionada acima, não esqueça de fazer alguns cortes na cobertura, para que o vapor do recheio possa escapar e a cobertura fique sequinha e crocante.

Fazer um Purê de Batata, colocar o recheio numa travessa, cobri-lo com o purê e levar ao forno. A cobertura pode ser encontrada no post A (INJUSTA) MÁ FAMA DA GASTRONOMIA BRITÂNICA. Outra opção é usar uma massa folheada para a base e a cobertura da torta que você facilmente encontra em qualquer supermercado (sim, existem tortas com massa folheada na Grã-Bretanha e eu mesmo provei algumas em minhas viagens). A marca que uso, bem comum, é a Arosa. A receita é da massa e cobertura usando massa folheada é bem simples e pode ser encontrada na própria embalagem do produto.

Espero que, independente do tipo de torta que vá fazer, ela termine a delicia que ficou tanto quanto a que provei lá fora quanto como a que fiz e apresentei aqui.

 
 
 
bottom of page