ZUPPA INGLESE - UM DOCE TRADICIONAL E SIMPLES DE FAZER (SÓ PARA MAIORES)
- Por GIanpaolo Celli
- 6 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Como muita gente tem me pedido para apresentar receitas de doces, resolvi apresentar uma receita italiana tradicional que só na minha família, até onde posso ter certeza, é feita desde 1885, ou seja, cento e trinta anos,
A Zuppa Inglese ou Sopa de Inglês (na cozinha italiana a palavra refere-se tanto a pratos doces como salgados) surgiu em meados do século XIX na região de Emilia-Romagna e foi inspirada nas sobremesas inglesas que estavam em moda na época e é a versão italiana de um doce inglês, o trifle (pão de ló molhado com xerez e servido com um creme chamado custard, ou creme inglês) em que se misturam camadas de biscoito (ou pão de ló dependendo da receita) com creme.
A que aprendi e apresento aqui é a com biscoito, mas sei, pela minha mãe, que minha bisavó também usava pão de ló pra fazer o doce. De qualquer maneira, vamos à receita:
12 colheres de sopa de amido de milho/maisena
6 xícaras de chá de leite
3 colher de sopa de açúcar, bem cheia
2 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)
1 xícara (de café) de café
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 pacotes de Biscoito Champagne
Quanto baste de Cointreau ou licor de laranja
Quanto baste de Anisete (licor de anis)
Preparo
A primeira coisa a se fazer são três mingaus, um branco, um de chocolate e outro de café.
Pegue o leite e divida em três, duas xícaras para cada panela. Faça o mesmo com o amido de milho: quatro colheres de sopa para cada panela, misturando até que ele dissolva todo. Coloque então o açúcar, uma colher de sopa para cada panela, misturando até dissolver.
No mingau branco, acrescente os ovos e a essência de baunilha; no de chocolate coloque o chocolate em pó e no de café a xícara de café.
Coloque as panelas em fogo baixo, mexendo o tempo todo até o mingau engrossar completamente. Se estiver sozinho ou sozinha e não conseguir controlar os três de uma vez, faça um por um.
Quando os três estiverem prontos, deixe-os descansar.
Obs. 1 – Se você já tem uma receita de mingau que prefira usar, não tem problema, só não se esqueça de fazer um branco, um de chocolate e um de café.
Enquanto os mingaus descansam, misture o anisete com a mesma quantidade de água e coloque num prato fundo. Faça o mesmo com o Cointreau.
Molhe então os biscoitos rapidamente no primeiro licor e coloque-os lado a lado em uma travessa de pirex.
Quando a travessa estiver completa com uma camada de biscoitos, despeje sobre ele um dos cremes. Fazer uma nova camada de biscoitos com o outro licor e cubra com o outro creme. Então uma nova camada e o creme restante,
Faça isso até que o pirex esteja cheio, variando os licores em que os biscoitos são embebidos e o creme usado (para um visual mais bonito, faça sempre o creme branco entre os de chocolate ou café. Na foto, da base para o topo temos creme de café, branco, chocolate e branco novamente). Leve à geladeira por meia hora então já pode servir.
Obs. 2 – Dependendo do pirex que você usar, você pode ou não desenformar o doce. Desenformado fica mais bonito, mas não é necessário.