GELATINA DE VERMUTE COM UVAS
- Por GIanpaolo Celli
- 12 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Ainda no norte da Itália, na verdade na região do Piemonte, onde o vermute foi criado, uma ideia que, além de simples e deliciosa, também é inovadora, é fazer uma gelatina com este digestivo licoroso feito à base de vinho e aromatizado com ervas. Para isso é só seguir a receita abaixo:
INGREDIENTES
1 envelope de gelatina de Agar
100ml copo de Vermute (usei Cinzano)
2 colheres de sopa de açúcar
1 cacho de uva Thompson ou Crimson (sem semente)
PREPARO
Separe as uvas do cacho, lave-as e corte cada uma delas pela metade. Reserve na água.
Prepare então a gelatina de Agar (para quem não conhece a gelatina de Agar, ou Agar Kanten, é uma gelatina em pó oriental feita de algas que, como não precisa ir à geladeira para gelificar. É muito prático).
Dissolva o envelope de 5g em 300ml de água, leve ao fogo baixo, deixando ferver por três minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar por mais ou menos um minuto
Enquanto isso misture outros 200 ml de água com os 100ml de Vermute (se quiser a gelatina mais saborosa pode colocar mais Cinzano no lugar da água fria). Acrescente o açúcar, provando para ver se está do seu gosto (pode colar um pouco menos, ou um pouco mais se achar que precisa) e misture com a água quente com Agar.
Despeje numa forma grande ou em formas pequenas e deixe esfriar. Apesar de não precisar ir à geladeira, assim que a gelatina esfriar, leve-a à geladeira, de modo a servi-la fria. Depois é só saborear.
Obs. Se você quiser usar alguma outra fruta, como maçã em vez de uvas, só lembre de manter a quantidade.