RATATOUILLE: DA FRANÇA DIRETAMENTE PARA SUA MESA
- Por GIanpaolo Celli
- 26 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Uma das traduções do nome deste prato é Ragu de legumes. Vindo da região da Provença, na região sudeste da França e com influências espanholas e italianas, esta receita remonta do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento de uma carne, frango ou peixe.
INGREDIENTES
500 g de tomate
200 g de berinjela
200 g de abobrinha
200g de cebola picada
80 ml de azeite
50 g de pimentão Vermelho
50 g de pimentão Verde
50 g de pimentão Amarelo
50 ml de purê de tomate
50 ml de vinho branco seco
2 dentes de alho picados
1 ramo de tomilho
Quanto baste de louro (a gosto)e p
Quanto baste de sal e pimenta do reino (a gosto)
Primeiramente corte os pimentões, a berinjela, a abobrinha e o tomate, já sem semente, num tamanho semelhante.
Numa panela grande ou wok (como o da foto), coloque o azeite e doure o alho em fogo brando. Quando ele estiver dourado, acrescente a cebola picada e cozinhe lentamente até que o refogado fique com um aroma doce.
Junte os pimentões e refogue por alguns minutos, Acrescente a berinjela, e a abobrinha depois de alguns minutos, deixando tudo até ficar al dente (cozido, mas ainda meio duro).
Incorpore os tomates, o molho de tomate, o vinho branco, o louro, o tomilho, o sal e a pimenta do reino, e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos para intensificar o sabor.
Obs. Como todo prato tradicional europeu, existem diversas receitas de Ratatouille, variando não só de região para região, mas podemos dizer que até que família para família. Tradicionalmente se diz que o que não pode faltar é a berinjela e o tomate, sendo que o restante dos ingredientes pode variar de acordo com seu gosto.