GNUDI: UM NHOQUE DE RICOTA ARTESANAL
- Por GIanpaolo Celli
- 2 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Já foram 25 receitas desde as primeiras e quase um ano de blog do Sua Opção Gourmet. Uma das primeiras receitas foi de Nhoque Ao Sugo, feito com nhoque comprado fresco no mercado e apresentado como uma opção à pizza. De lá para cá fomos desde a panqueca (e do crepes Suzette) até o Ratatouille, passando por tortas doces e salgadas, hambúrguer, sopa, camarão na moranga, Galantine e gelatina, agora voltamos ao nhoque, mas desta vez feito de ricota, e por você mesmo. É o o Gnudi (se pronuncia nu-di).
INGREDIENTES
Para o Gnudi
1kg de ricota
100g de queijo parmesão
Zest de um limão (casca ralada de um fruta cítrica, normalmente laranja ou limão, usada como tempero)
1/3 de uma noz-moscada ralada
Quanto baste de farinha de trigo integral (o necessário para rolar as bolinhas)
Quanto baste de sal e pimenta do reino
Para o Molho
4 tomates italianos
2 dentes de alho
50 ml (½ copo americano) de vinho tinto de mesa seco.
1 colher de chá de páprica doce.
1 colher de chá de páprica picante.
1 colher de sopa de orégano.
Quanto baste de sal, pimenta do reino e azeite
PREPARO
Coloque a ricota em uma tigela. Acrescente o parmesão, a noz-moscada ralada, o zest de limão e sal e pimenta a gosto. Misture bem até que todos os ingredientes se incorporem na massa, então prove, acertando o tempero se necessário.
Enrole a mistura de ricota em bolinhas de 3 cm. Despeje uma camada fina de farinha numa assadeira e role as bolinhas de ricota sobre a farinha até cobrir bem. Leve então o Gnudi à geladeira por no mínimo oito horas.
Para cozinhar, coloque as bolinhas em uma panela com água e sal por 3 minutos. Como o nhoque, o gnudi começará a boiar quando estiver pronto.
Aproximadamente 40 minutos antes de cozinhar o Gnudi, prepare o molho (este tempo é necessário para que os sabores do mesmo se incorporem). Pegue os tomates e cozinhe-os até que a pele do tomate se separe. Coloque na água fria para dar um cheque térmico e terminar a cocção, tire a pele então corte os tomates para tirar as sementes. Bata no liquidificador com o vinho, as pápricas e o orégano e reserve.
Pique os dentes de alho e, numa panela com um pouco de azeite, coloque-os para dourar. Quando eles tiverem dourados, acrescente o tomate batido e deixe ferver. Abaixe então o fogo e mantenha a fervura por mais cinco minutos. Prove, acrescentando o sal e a pimenta do reino necessários, então reserve até que o Gnudi fique pronto.
Sirva o gnudi no prato e acrescente a quantidade de molho que você quiser. Acrescente então, caso queira, queijo parmesão ralado.