top of page
Buscar

CUMBERLAND RUM NICKY: UMA TORTA INGLESA MAIS DO QUE TRADICIONAL

  • Por GIanpaolo Celli
  • 9 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

A origem da receita desta torta, tradicional do Distrito dos Lagos, no Norte da Inglaterra, remonta à época das grandes navegações, em meados do século XVII. O “Nicky” do nome dela, inclusive, vem da palavra “sneaky”, que quer dizer sorrateiro em inglês, pois o recheio era feito exatamente com rum, gengibre, tâmaras e damascos secos, produtos que os marinheiros conseguiam roubar enquanto descarregavam os navios.

Como a massa era uma do tipo comum, usei a massa apresentada na receita Torta de Abobora: Mais Uma Delicia dos Estados Unidos, de farinha de trigo, gordura vegetal, guaraná e sal. Como é uma torta doce, acrescentei duas colheres de sopa de açúcar, para deixar a massa mais doce.

RECHEIO

500 g de tâmaras picadas

250 g de damascos secos, picados grosseiramente.

100 g de gengibre picado finamente

100 ml de rum

100 g de açúcar mascavo

100 g de manteiga sem sal

PREPARAÇÃO Misture todos os ingredientes do recheio, exceto a manteiga, numa tigela, e deixe-os “marinar” no rum enquanto faz a massa. Após sovar a massa, antes de abri-la para colocar na forma, divida-a em dois, pois a metade será usada na cobertura. Abra a metade com um rolo e coloque na forma, deixando um pouco de massa extra (para que depois você coloque a cobertura)

Abra então a outra metade e corte tiras finas (de aproximadamente 1,5 cm, pouco menos de um dedo) com ela. Num papel manteiga, ou num pano ou toalha limpa e faça sobre ela um padrão xadrez com as tiras de massa. Acrescente o recheio na torta. Com o dedo molhado, umedeça levemente a borda da massa. Inverta então o papel/pano/toalha usado para fazer a cobertura sobre a torta, pressionando as extremidades das tiras na base para fixar.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e asse a torta por de 45 minutos à uma hora (dependendo da potência de seu eletrodoméstico. Ela estará pronta quando o recheio estiver mais consistente e a massa mais morena e dura.

Obs: coloquei como acompanhamento da torta um sorvete de limão, embora possa-se usar o que achar mais interessante.

 
 
 
bottom of page