PÃO DE BATATA Ou MANDIOQUINHA
- Por GIanpaolo Celli
- 6 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Este é um pão bem simples de se fazer e, apesar disso, muito gostoso, podendo ser uma opção para o pão industrializado do café da manhã ou lanche. O interessante é que este, além de levar a batata ou mandioquinha na massa, pode, como eu mesmo fiz na receita, ser recheado com praticamente o que você quiser.
INGREDIENTES
500g de Farinha de Trigo
250g de Batata ou Mandioquinha cozida e amassada
100 ml de Leite
80g de Gemas (de mais ou menos 3 ovos tipo grande)
30g de Fermento Biológico Fresco
25g de Manteiga
20g de Sal
10g de Melhorador (imples de achar na área de padaria de qualquer mercado grande)
1 ovo para o eggwash
RECHEIO
Carne seca e Queijo cremoso
Presunto e Queijo
Linguiça Calabresa picadinha
Berinjela em Conserva (foi o que usei)
PREPARO
Depois de separar e medir os ingredientes, comece com o método conhecido como “fermentação indireta”. Para isso, misture o fermento com a metade do líquido (no caso 50 ml de leite) e metade da gramatura do líquido de farinha (25 ml de farinha). Deixe a mistura levedar por 20 minutos. Acrescente então o resto dos ingredientes (menos o recheio se você for usar) e misture até formar uma massa homogênea.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse-a por de 5 a10 minutos. Coloque-a então num recipiente, cubra com um pano e deixe a massa crescer por aproximadamente uma hora, ou até ela dobrar de tamanho.
Ligue o forno a 230°C e, enquanto ele aquece, prepare a massa. Fiz algumas bolinhas simples, algumas abri e recheei e depois enrolei, e com praticamente a metade dela abri, recheei e coloquei numa forma de assar pão, envolta em papel manteiga. Abra o ovo do eggwash, num copo, bata-o com um pouco de água e pincele o topo de cada um dos pães, para que o pão fique dourado ao assas.
Leve então ao forno por 35 ou 40 minutos, até os pães ficarem dourados. Depois é só aguardar que eles fiquem mornos para saboreá-los, puros ou com requeijão, manteiga, geléia ou o que mais quiser.