MAIS DICAS PARA FAZER SEU HAMBÚRGUER ARTESANAL
- Por GIanpaolo Celli
- 20 de set. de 2015
- 3 min de leitura

Como aconteceu semana passada com o filé de frango, esta nova receita levará um nível acima seu hambúrguer artesanal que apresentei na receita original da postagem Fazendo Seu Próprio Hambúrguer “Gourmet”, a qual, venhamos e convenhamos, já era muito melhor do que os que comemos por ai em lanchonetes e fast-foods.
A ideia aqui, contudo, também é ir um passo além, comprando um moedor e efetivamente moendo sua própria carne, incorporando ingredientes, como cebola, alho, especiarias, etc., durante o processo. Mesmo assim, caso ainda não esteja pronto para tal passo, não se preocupe, pois poderá pegar estes ingredientes, batê-los num liquidificador e acrescentar à carne já moída.
Além disso, apresentarei um acompanhamento que deixará seu hambúrguer artesanal realmente um sanduiche gourmet.
HAMBÚRGUER SUÍNO ARTESANAL COM ERVA DOCE, CEBOLA E ALHO
600g de picanha suína
100g de erva doce picada
80g de farinha de rosca
3 dentes de alho
1 ovo
¼ de cebola picada
Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO
Corte a picanha suína em pedaços pequenos para facilitar a moenda. Vá colocando no moedor, alternando a carne com o alho, a cebola e a erva-doce até passar todos os ingredientes (caso não tenha um moedor, peça para seu açougueiro a carne de porco moída, coloque a erva doce, o alho e a cebola no liquidificador e misture após haver batido).
Coloque a carne moída pronta numa tigela e misture a farinha de rosca e o ovo. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto e então misture todos os ingredientes até formar uma massa bem ligada.
Com o auxílio de um aro do tamanho desejado (se não tiver, pode usar a tampa de um vidro de café solúvel grande ou alguma outra coisa que dê ao hambúrguer a forma e o tamanho que quiser). A espessura ideal é de 1 a 1,5cm no máximo (lembre que, ao contrário da carne de vaca, a de porco tem de ser bem passada). Pense em algo entre 150 e 180g por hambúrguer.
Antes de levá-lo à frigideira, aperte o hambúrguer sobre uma superfície limpa e seca de modo a deixá-lo um pouco maior do que o pão que você usará. Daí é levar a frigideira bem quente, virando quando estiver bem passado (especialmente no caso de carne suína).
Obs.: A ideia deste hambúrguer foi fazer algo muito suave. Mesmo assim, existem diversas opções que deixarão seu hambúrguer melhor. Ao invés de 600g de carne suína, troque 60% por bacon moído (isso também funciona no hambúrguer de carne bovina da receita apresentada originalmente). Como já coloquei antes, outro aspeto que faz deste um prato “gourmet” são os acompanhamentos. Anteriormente falei em pães e queijos variados, molhos diversos e variações de salada.
Vou apresentar agora o acompanhamento prometido, uma opção de cebola frita, que foi a que usei na foto, para deixar seu hambúrguer, assim como qualquer outro prato com o qual você decidir usá-lo, excepcional!
CEBOLA CARAMELIZADA NA REDUÇÃO DE VINAGRE BALSÂMICO.
1 cebola grande cortada em brunoíse (picada em cubos pequenos)
50g de vinagre balsâmico
Quanto baste de azeite
Quanto baste de sal (a gosto)
Coloque um pouco de azeite numa frigideira e deixe esquentar. Acrescente então a cebola picada e o sal. Baixe o fogo e deixe-a murchar. Quando já estiver mole, acrescente o vinagre balsâmico e mexa bem até que reduza. Se for acompanhar o hambúrguer, prepare a cebola antes e reserve, deixando para colocar sobre a carne assim que for montar o sanduiche.
Obs.: O interessante do vinagre com cebola é que um corta a acidez do outro, e no caso do balsâmico fica doce, caramelizando a cebola.