RISOTO DE PERA COM GORGONZOLA, DO NORTE DA ITALIA PARA SUA MESA
- Por GIanpaolo Celli
- 24 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Ainda trazendo receitas da Itália, hoje eu trago um prato que além de um dos preferidos aqui de casa, é um prato tradicional da gastronomia da região norte. Como eu já apresentei uma vez, esta será outra receita que misturará os paladares doce e salgado. Mesmo assim não se preocupe, pois o sabor deste Risoto de Pera e Queijo Gorgonzola é muito leve, agradando tanto gostos mais requintados, como também pessoas abertas a novas combinações de sabores. Vamos à receita então:
RISOTO DE PERA COM GORGONZOLA
500g de Arroz Arboreo ou Carnaroli
150g de Queijo Gorgonzola
130 ml de Vinho Branco Seco
40g de Manteiga
3 Peras Willians
2 dentes de Alho amassados
1 Cebola grande picada
Suco de 1/2 Limão
Quanto baste de Caldo/Brodo de Legumes quente
Quanto baste de Sal e Pimenta do reino
PREPARO
Antes de começar, descasque as peras (elas não devem estar muito maduras, para que não se desfaçam durante o cozimento) fatie-as e deixe-as na água com suco de limão, para que não escureçam.
Numa panela derreta então a manteiga e acrescente um pouco de azeite (como ele tem uma temperatura de queima mais alta, ele aumenta a da manteiga, fazendo com que ela dure mais) e doure o alho. Quando ele começar a pegar cor acrescente a cebola picada. Adicione então o arroz, e misture por um minuto. Acrescente o vinho todo e mexa energicamente até evaporar.
Após o vinho evaporar, vá adicionando caldo/brodo aos poucos (uma ou duas conchas de cada vez) e mexendo bem de leve. A cada concha de brodo, adicione parte das fatias de pera (coloque o bastante para que você consiga colocar todas em três ou quatro conchas) devidamente secas, para que o gosto do limão não influencie no risoto.
Quando o arroz estiver al dente (não totalmente cozido, ainda um pouco duro) desligue o fogo e adicione o gorgonzola, continuando a mexer o risoto de modo a misturá-lo completamente. Acrescente então a pimenta do reino a gosto e prove, acertando o sal se necessário. A ideia é que apesar de salgado, o risoto também tenha o leve sabor adocicado da pera.
Deixe descansar um minuto e então sirva, acompanhado de um bom vinho de preferência (aqui em casa normalmente usamos o Pinot Noir, cujo sabor leve e frutado não atrapalha na degustação do risoto).