QUE TAL ENCARAR UM BOM BIFE, DO INÍCIO AO FIM?
- Gianpaolo Celli
- 3 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
Uma curiosidade a respeito da ideia de fazer uma cocção final no peito de frango surgiu com uma receita de bife que eu criei ao assistir um episodio de um seriado de TV em que o protagonista estava comendo um filé daqueles bem americanos (com quase dois dedos de espessura) e quando outro personagem comenta que a carne está ótima, questionando logo a seguir como ele faz, o protagonista responde que é só, depois de selar bem o filé e, quando a carne estiver quase pronta, ele joga um pouco de cerveja na frigideira.
E gostei porque, como já comentado anteriormente, a colocação de líquido no final do processo cozinha a carne, deixando-a mais macia e saborosa. E como eu odeio aqueles filés de sola, em que antes de faz se massacra a carne com um martelo, tirando todo suco, e deixando seca como um pau.
FILÉ DE MIOLO DE ALCATRA SALTEADO
2 Filés de miolo de alcatra
50 ml de cerveja
Sal e pimenta do reino a gosto
Quanto Baste de Azeite
PREPARO
* Uma vez mais, para quem não sabe saltear é preparar com um mínimo de óleo ou azeite, como se o alimento fosse feito na chapa. Para isso se pinga um pouco de óleo ou azeite e, com um papel absorvente, se espalha ele pela superfície da frigideira.
Pegue um ou os dois filés e tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto. Como eu já comentei, faça de ambos os lados, batendo de leve após temperar para que o tempero grude na carne.
Caso ache que algum dos filés está grosso demais, por favor não bata nele com um martelo, mas simplesmente tente corta-lo, de modo a deixa-lo mais fino.
Obs. Aqui, se você quiser acrescentar algum tempero, é a hora, mas como eu estou explicando uma receita simples, pode deixar como está mesmo. Na verdade a ideia é que, após você se acostumar com o básico, você mesmo faça alguns testes por conta própria.
Aqueça a frigideira e coloque um ou dois filés (um se a frigideira for pequena, ou mais se tiver espaço. O importante aqui é que os filés devem ficar separados, de modo que o excesso de alimento não diminuía a temperatura da frigideira drasticamente). Quando os filés estiverem bem passados vire e deixe-os saltear do outro lado.
Quando os dois filés estiverem quase prontos, volte-os na frigideira e coloque os 50 ml de cerveja, virando-os até a cerveja secar, e está pronto.
Obs. Como eu coloquei antes o “segredo” é a cocção com a cerveja (ou vinho branco, tinto, suco de laranja temperado com uma colher de chá de molho inglês, shoyo, molho de tomate com um pouco de orégano ou alguma outra coisa) que fera com que os filés fiquem úmidos, assim como que absorvam um pouco do saber da cerveja, ou do líquido que você queira usar.