UMA BOA OPÇÃO PARA O CALOR DO VERÃO
- Gianpaolo Celli
- 16 de jan. de 2015
- 2 min de leitura

Eu me recordo que quando fiz o curso de gastronomia, uma das matérias era Garde Manger, ou Cozinha Fria. Mesmo já havendo provado algumas Terrines, Galantines e Mousses salgadas antes e gostado, a primeira impressão foi que a matéria era ultrapassada e esnobe.
Para quem não conhece a Cozinha Fria cuida desde as Saladas (parece brincadeira, mas existem diversas, como a Caesar, a Waldorf e o Tabule, só para dar alguns exemplos), as Sopas Frias (como o borsch e o gaspacho), os Molhos Frios (como o molho tártaro, a mostarda, o guacamole, o Vinagrete e os chutneys), até pratos mais sofisticados, como as Galantines, as Terrines e os Mousses salgados.
Com esse calor, no entanto, a opção de um prato salgado frio, me pareceu muito interessante e resolvi apresentar hoje uma Galantine de Espinafre, que além de saborosa e fria, é vegetariana.
GALANTINE DE ESPINAFRE
1 Maço de espinafre (devidamente lavado)
1 Cabeça de Alho
1 Colher de sopa de orégano (opcional)
1 envalope de gelatina de Agar-agar
Quanto baste de azeite, sal e pimenta do reino
Preparo
Pique o alho e todo o espinafre (inclusive os talos). Numa frigideira coloque uma quantidade de azeite bastante para saltear o espinafre. Doure o alho picado no azeite então coloque o espinafre. Acrescente o orégano (se você quiser), o sal e a pimenta para temperar, e deixe por dez minutos, até o espinafre ficar murcho e brilhante. Reserve.
Enquanto o espinafre esfria, prepare a gelatina de Agar-agar (para quem não conhece, a gelatina de o Agar-agar, ou Agar Kanten, é uma gelatina em pó oriental feita de algas – daí o prato ser vegetariano – e que como não precisa ir a geladeira para gelificar, é muito prático).
Dissolva o envelope de 5g em 2 copos (de 280 a 300ml) de água fria, leve ao fogo baixo, deixando ferver por três minutos. Reserve.
Enquanto a gelatina de Agar esfria, bata o espinafre com um pouco de água (meio copo, 50ml) no liquidificador e coe, para tirar os fiapos do talo. Misture com a gelatina de Agar. Acerte o sal e a pimenta (pois como você está colocando mais líquido no prato já pronto e se não fizer ele poderá ficar insosso), então coloque num recipiente até gelificar.
Obs. Apesar de não precisar ir à geladeira, como está calor, assim que a galantine esfriar, pode lavá-la a geladeira, de modo a servi-la fria.
Inclusive, como eu já coloquei em receitas anteriores, essa produção é só uma das que você pode fazer. Além do espinafre, você pode usar diversas outras verduras para fazer a galantine, como abobrinha italiana, berinjela, cenoura. É só preparar como você gosta e acertar o tempero após acrescentar a gelatina, antes de o prato gelificar.