TORTA DE ABOBORA: MAIS UMA DELICIA DOS ESTADOS UNIDOS
- Por GIanpaolo Celli
- 10 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Há algum tempo atrás comentei a respeito do preconceito gerado pelos estereótipos, como da injustificada má fama da culinária britânica e da ‘inexistente’ gastronomia estadosunidense. Na matéria em questão, além de falar um pouco da cozinha regional dos os Estados Unidos, como o TexMax ou a cozinha Cajun, passei uma receita gostosa e muito prática de Barbecue Ribs. Hoje passarei uma receita tradicional de torta, comum na região norte e nordeste, especialmente na época do Halloween, a Pumpkyn Pie, ou Torta de Abóbora.
TORTA DE ABÓBORA
Para a Massa
1kg Farinha de trigo
1 pacote Gordura Vegetal
1 lata de Guaraná
Sal a gosto (muito para a massa salgada)
PREPARO
Gosto de chamar essa massa, que serve tanto para tortas como para pastéis assados (doces e salgados) de “preguiçosa”. Isso, pois além dela não precisar ser pré-assada, simplesmente porque para prepará-la basta misturar todos os ingredientes, sová-los e depois abrir a massa com um rolo. Depois é só colocá-la na forma.
Para o Recheio
450g de Abóbora Moranga (pode ser Cabotiá)
100g de Açucar
100g de Creme de Leite fresco
2 Ovos
Quanto baste (a gosto) de Canela em pó
Quanto baste (a gosto) de Noz-moscada
Quanto baste (a gosto) de Gengibre em pó
Quanto baste (a gosto) de Cravo em pó
Quanto baste (a gosto) de Açúcar
PREPARO
Retire as sementes da abobora (aqui usei a cabotiá, que cozinha mais rápido) e cozinhe-a (leve-a ao micro-ondas por de 10 a 12 minutos para cozinha-la ou cozinhe-a numa panela grande por mais ou menos 15 minutos; teste-a de tempos em tempos, ela deverá estar macia).
Passe-a pelo espremedor ou bata-a no liquidificador de modo a fazer um purê. Misture os demais ingredientes (a receita original leva canela em pó, noz-moscada, gengibre e cravo para dar um toque picante, condimentado à torta, mesmo assim, caso você não goste, não precisa colocar), inclusive o açúcar, a gosto.
Coloque o recheio na forma já com a massa e leve ao forno baixo (de 160o a 180o graus) até o recheio ficar firme e com uma leve crosta.
Espere esfriar e pode servir.