MIOLO DE ALCATRA COM GRAVY E PURÊ DE BATATA - UMA REFEIÇÃO RÁPIDA, FÁCIL E DELICIOSA!
- Por GIanpaolo Celli
- 21 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

A ideia desta receita não é só apresentar um prato principal completo (e que nem por isso não seja simples de preparar), mas também apresentar o Gravy, um molho que dará um tom especial a seu prato. Para isso usaremos uma receita semelhante a uma das primeiras aqui apresentadas, o Filé de Miolo de Alcatra Salteado. Acrescentaremos o Gravy, um molho feito com o suco da carne e muito comum em países de língua inglesa.
Para terminar, o acompanhamento será de purê de batatas, que, regado com o Gravy, fará com que seu prato fique com um gostinho da cozinha dos Estados Unidos.
Originalmente feito com o suco da carne assada, essa antiga receita inglesa já sofreu diversas modificações de modo que se pode fazer Gravy de várias maneiras. Atualmente existem variações para acompanhar os mais diversos pratos doces, como o Gravy de Chocolate, e salgados, como o de Cogumelos, ou o de Cebolas, que normalmente acompanham um prato típico inglês de linguiça e purê chamado Mash and Bangers. Além disso, variações deste molho também podem ser encontradas nas culinárias de países como Portugal, França e Escandinávia.
Aqui, entretanto, apresentarei só duas variações simples deste famoso molho, que podem ser feitas na panela mesmo, uma usando vinho e outra, cerveja, que foi a que usei para o molho da foto.
INGREDIENTES
3 ou 4 Filés de miolo de alcatra (dois por pessoa)
100ml de fundo de sua preferência (de carne ou legumes)
50 ml de cerveja ou vinho tinto
80g de purê de tomate
30g de farinha de trigo
30ml de óleo ou azeite
1 ramo de tomilho, salsa e louro
Qb (quanto baste) de Sal
Ob de Pimenta do reino
PREPARO
Tempere os filés passando sal e pimenta do reino e batendo com a mão para que o tempero grude (faça nos dois lados). Aqueça uma frigideira de bordas altas e, quando ela estiver quente, ponha um pouco do azeite e sele cada um deles. Reserve.
Coloque o purê de tomate nessa mesma frigideira quente e mexa-o de modo que o tomate pegue o gosto deixado pela carne. Coloque então um pouco mais de óleo ou azeite, polvilhe a farinha, mexendo até ficar num tom castanho médio. Reserve também.
Coloque o fundo e a cerveja (ou o vinho) aproximadamente até quase cobrir os filés (ou ou dois dedos), espere aquecer então os coloque de volta na panela. Acrescente o tomilho, a salsa e o louro. Quando ferver coloque a mistura de purê de tomate e farinha de trigo e deixe ferver em fogo baixo até o molho engrossar ou reduzir a metade (o molho da foto está não está muito encorpado, mas isso é um opção). Se o Gravy não ficar grosso como você espera, acrescente um pouco mais de farinha (mais 30g) dissolvida num copo de água quente e mexa até que engrosse (mais ou menos 5 minutos).
Separe o Gravy, passe-o por um coador e sirva numa molheira, para que cada um coloque o quanto quiser.
PURÊ DE BATATA
Já ensinei como fazer o Purê de Batatas em receitas anteriores, mas considere uma batata e meia ou duas por pessoa. Descasque-as, corte-as em cubos e cozinhe. Amasse-as com um garfo e volte ao fogo numa panela com meia colher de sopa de manteiga (para uma batata e meia). Coloque então 30 ml de creme de leite e mexa até obter um purê de consistência firme. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto (eu gosto de colocar uma pitada de nós moscada em meu purê, mas é opcional).