FILETTO AL GORGONZOLA: O NORTE DA ITÁLIA EM SUA MESA
- Por GIanpaolo Celli
- 5 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

Esta semana trago uma deliciosa receita vinda diretamente do Piemonte, região do norte da Itália dos Alpes conhecida por produzir queijos como o gorgonzola e o castelmagno, e vinhos como o barbera e o barbaresco, uma amostra do tradicional intercâmbio com a culinária francesa diretamente para sua mesa.
INGREDIENTES
400g de medalhão de filé mignon (2 ou 3 medalhões)
75g de farinha de trigo
75g de creme de leite fresco
75g de queijo gorgonzola picado
50 ml de vinho tinto
35 ml de gim (conhaque também serve)
30g de manteiga
30g de nozes picadas levemente tostadas
Quanto baste de sal e pimenta do reino
PREPARO
Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino e envolva-os em barbante para que fiquem redondos. Passe na farinha e salteie-os na manteiga. Pode-se acrescentar um pouco de azeite para aumentar o ponto de queima da manteiga.
Quando estiverem prontos (você decide se gosta mal passado, no ponto ou bem passado), coloque o gim e flambe os filés. Reserve.
Coloque as nozes na frigideira, o creme de leite e o gorgonzola picado. Acrescente então o vinho e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos três minutos (ou até que o molho esteja homogêneo).
Se necessário ajuste a consistência do molho (misturando um pouco de água com maisena) e os temperos. Então sirva o medalhão com o molho.
Obs. Como comentei, já mudei o gim por conhaque e o resultado foi semelhante. Outra opção é fazer o molho e, ao invés do medalhão de filé mignon, usar outra carne, ou mesmo peito de frango.