KIBE B’SINYE (QUIBE ASSADO)
- Por GIanpaolo Celli
- 4 de out. de 2015
- 2 min de leitura

No início de 2015 passei uma receita de Quibe de Peixe ou Quibbe Samak na primeira parte de uma série de postagens que chamei de Cultura, Tradição e Boa Comida. No caso, queria mostrar uma receita de quibe bastante tradicional no Líbano e que poucas pessoas conheciam. A desta semana é o famoso “outro lado da moeda”, o tradicional Quibe de Carne, de Cordeiro. Tudo bem, pode-se trocar a carne de cordeiro por algum corte magro de carne bovina de sua preferência, mas faça sabendo que a receita original é com carne de cordeiro.
RECHEIO
100g de Carne de Cordeiro Moída
1 colher de chá de Sal
½ colher de chá de Pimenta do Reino
½ colher de chá de Canela em Pó
2 colheres de chá de Pimenta Síria
2 colheres de sopa de Manteiga
50g de Cebola picada
¼ de colher de chá de Pimenta Vermelha (opcional)
30g de Nozes
30g de Pistache
2 colheres de sopa de Salsinha picada
4 colheres de sopa de Coalhada
2 colheres de chá de Tahine
CROSTA/BASE
100g de Trigo para quibe
250g de Cordeiro Moído (pode-se trocar por carne de soja)
50g de Cebola picada
½ colher de chá de Sal
½ colher de chá de Pimenta do reino
GUARNIÇÃO
16 unidades de Pistache
60d de Manteiga (margarina)
PREPARO
Para o recheio:
Sue a cebola e salteie a carne com manteiga. Acrescente os condimentos e as sementes e refogue. Resfrie então acrescente a salsa, a coalhada e o tahine.
Para a crosta/base:
Lave rapidamente o trigo para quibe. Coloque a carne, o sal, a cebola e os condimentos no processador de alimentos até formar uma pasta. Junte o trigo para quibe e processe por mais 20 segundos. Divida a massa em duas e precione a metade numa assadeira média previamente untada.
Espalhe o recheio e cubra com a outra parte da mistura.
Com as mãos molhadas alise a massa, então faça desenhos com a parte molhada formando porções. Guarneça cada porção com um pistache e pincele com manteiga derretida. Asse por 25 minutos num forno a 180o graus.
Obs.: Como podemos ver na foto, não enfeitei o prato, então fica como opcional. Além disso, gosto de colocar três ou quatro colheres de hortelã picada no recheio, pois combina bem com o cordeiro.