top of page
Buscar

FRANGO ENSOPADO: UMA “COMFORTING FOOD” SIMPLES E DELICIOSA

  • Por GIanpaolo Celli
  • 11 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Uma tendência internacional que está na moda atualmente é a “Comforting Food” ou Comida Reconfortante. É uma comida tradicional, que muitas vezes proporciona uma sensação nostálgica ou calma a quem consome. Ao contrário da alta gastronomia, ela frequentemente é caracterizada por ser de preparação simples. A ideia aqui é apresentar um frango ensopado, simples, mas muito gostoso, como faziam nossas tias ou avós, que nos trará de volta um pouco da infância.

FRANGO ENSOPADO

2 peitos de frango

1 Batata média cortada em cubos de 2cm

1 Cenoura média cortada em cubos de 2cm

1 Cebola grande cortada grosseiramente

1 pedaço de Abobora (a mesma quantidade da batata e da cenoura) cortada em cubos de 2cm

2 colheres de sopa de Orégano

1 folha de Louro

1 colher de sopa de molho de Pimenta (opcional)

½ copo de Vinho Branco seco

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Após descascar e cortar todos os legumes, coloque para cozinhar a cenoura, depois de uns cinco minutos a batata, depois de outros cinco a abobora e de mais cinco finalmente a cebola. Acrescente o louro, o orégano, o molho de pimenta e um pouco de sal e pimenta do reino e cozinhe até que eles fiquem al dente (ainda firmes). Esta diferença é importante, pois os tempos de cocção da cenoura, batata, abobora e cebola são diferentes, e a ideia é que no tenhamos pedaços de todas quando o prato estiver pronto.

Enquanto isso corte os dois filés de peito de frango em cubos de 3 a 4 centímetros e leve a uma frigideira profunda com um fio de óleo para saltear (o processo é o mesmo do apresentado na receita ‘Peito de Frango Salteado’ apresentada na postagem ‘Então Você Não Gosta de Filé de Peito de Frango?’)

Quando o frango estiver bem dourado, transfira os legumes e parte da água de cocção (ou toda se você só usar o necessário – o importante é que a água não cubra mais do que 2/3 dos alimentos), acrescente o vinho branco e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos.

Separe uma ou duas conchas do líquido e dois ou três pedaços de cada um dos legumes e leve ao liquidificador. Bata até conseguir uma mistura homogênea e retorne à frigideira. Isso é feito para engrossar naturalmente o caldo do ensopado. Mexa bem, prove para ver se tem sal e pimenta o bastante, acertando caso necessário, depois é só servir, pura, pois já tem bastante carboidrato, ou acompanhada de pão, torrada ou mesmo arroz branco.

 
 
 
bottom of page