SOPA DE CAMARÃO AO MOLHO DE PIMENTA: DELÍCIA DA COZINHA ORIENTAL
- Por GIanpaolo Celli
- 1 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Apesar de falar algo sobre Comforting Food, depois de dar uma passada em áreas de padaria, resolvi voltar à alta gastronomia, em especial a comidas exótica. Afinal, não é só de modismos que vive nosso paladar.
Esta sopa, uma delicia tradicional da cozinha tailandesa, é um modo simples de sair do lugar comum e provar não só um prato delicioso como apreciar de um modo quase inédito os camarões. Apesar da receita pedir este ingrediente em tamanhomédio (o que não é barato)< sempre é possível fazê-la, como eu mesmo fiz, com camarões menores e mais baratos.
INGREDIENTES
250g de Camarões médios (ou pequenos)
350 ml de Fundo de Peixe ou Hondashi em pó (*)
300g de cogumelo shitake cortado em tiras
200 ml de água
80 ml de leite de coco
30 ml de vinagre de vinho branco
20g de gengibre picado
20g de açúcar eefinado
15g de colorau
10 folhas de coentro
5 ml de molho de peixe ou Nampla (*)
4 dentes de alho picados
2 talos de erva-Ccdreira picada
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas (**)
2g de sal
1 limão
1 cebola média finalmente picada
PREPARO
Caso não tenha comprado camarões limpos, lave-os, retire a casca, a cabeça, e faça um pequeno corte nas costas para tirar aquele fiozinho preto, as tripas do camarão. Feito isso, marine-os com a erva-cidreira, metade do alho, o suco do limão e o molho de peixe por 20 minutos.
Enquanto isso, numa frigideira, refogue as pimentas, a cebola, a outra metade do alho e o gengibre por alguns minutos. Acrescente então o vinagre, o açúcar, o sal e o colorau e vá mexendo por mais alguns minutos, Pegue essa mistura,e bata-a no liquidificador até obter uma mistura um pouco grossa de cor avermelhada.
Coloque a água, de mais uma batida e leve novamente para a panela. Acrescente então os cogumelos, o Hondashi ou fundo de peixe e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Acrescente os camarões que estavam marinando, o leite de coco e deixe cozinhar por mais 4 ou 5 minutos. Ao servir coloque algumas folhas de coentro em cada um dos pratos,
Observações inportantes:
(*) o Hondashi, assim como o Nampla são simples de se encontrar em bairros como a Liberdade ou mercados especializados em culinária oriental.
(**) A receita original pede cino ao invés de duas pmentas dedo-de-moça, e com as sementes, em vez de sem. Decidi diminuir a quantidade de pimentas e tirar as sementes porque essa sopa é muito picante e havendo após tentar diversas variações, da original até esta, achei que, mesmo para quem gosta de comida apimentada, com menos do ingrdiente e sem as sementes, não só o paladar da sopa fica mais suave, como o sabor dos demais ingredientes bem mais efetivo. E como comentei recentemente numa visita ao Mercado Municipal com outro chef que encontrei lá, “temos de ter cuidado com temperos para que eles mascarem o sabor dos demais ingredientes da receita”.