top of page
Buscar

PAPAS BRAVAS: PORQUE PRECISAMOS IR ALÉM DO INGREDIENTE PRINCIPAL

  • Por GIanpaolo Celli
  • 29 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Normalmente, ao olharmos um prato, a primeira coisa que nos salta aos olhos é o ingrediente principal, a proteína. Mesmo assim, sem um bom acompanhamento, fica pobre. Desde o início do blog tenho passado, além de grandes pratos, sobremesas e também acompanhamentos (e é este o caso aqui), apresentarei a receita de um tradicional acompanhamento espanhol, as papas ou batatas bravas, na foto apresentadas com uma tainha recheada (uma receita pra outro dia).

Na realidade além das papas bravas poderem servir de aperitivo (como acompanhadas de uma cerveja por exemplo), o molho pode ser usado para diversas outras finalidades, como em saladas ou mesmo em molho para carnes ou frangos grelhados ou salteados, como os que apresentei nas postagens iniciais deste blog.

INGREDIENTES:

500g de batatas de sua preferência (*1)

Quanto baste de azeite, sal e pimenta-do-reino

Para a salsa brava:

500g de Aioli (maionese de alho *2)

300g de molho de tomate

300g de ketchup

50g de mostarda

50 ml de azeite

50 ml de vinho branco seco

25 ml de vinagre de vinho branco

25 ml de vinagre de vinho tinto

20g de páprica picante

Quanto baste de azeite, sal e pimenta-do-reino

PREPARAÇÃO

Corte as batatas em canoa ou gomo (cortadas em quatro no comprimento) e coloque-as numa assadeira. Tempere com azeite, sal e pimenta e leve para assar no forno médio até ficarem douradas. Enquanto isso coloque o azeite os vinagres, o vinho branco e a páprica numa frigideira e leve-a ao fogo baixo e deixe ferver levemente então reserve.

Coloque o alho, a maionese, o ketchup, o molho de tomate e a mostarda no liquidificador e bata até emulsionar. Acrescente então o azeite e os vinagres aquecidos e bata até conseguir uma mistura homogênea. Retire as batatas assadas do forno, regue com molho e está pronto para servir, como aperitivos ou acompanhamento para alguma proteína!

OBSERVAÇÕES

*1 - Você pode usar a batata que quiser, mas o normal é usar a Asterix para assar e a Monalisa se resolver fritar. Se este for o caso precisará de 1 litro de água para ferver as batatas após fatiá-las, uma pitada de Sal (a gosto) para temperá-las antes da fritura e aproximadamente 300 ml de óleo ou azeite para a fritura. Dê uma pré-fervura nas batatas já fatiadas, não até que elas fiquem cozidas, mas para que elas fiquem meio moles, “al dente”. Coloque-as então numa peneira para que elas sequem e frite-as no óleo. Depois é só regá-las com molho e elas estão prontas.

*2 - Aioli é um molho semelhante a uma maionese de alho. Se você não achá-lo e não quiser ter a dor de cabeça de prepará-la em casa pode simplesmente pegar uma maionese industrializada e misturá-la com dois ou três dentes de alho que você tenha picado ou passado num mixer ou liquidificador.

 
 
 
bottom of page