CHEESE CAKE: SUA OPÇÃO PARA FESTA DE FIM DE ANO
- Por Gianpeolo Celli
- 20 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Chegou mais um final de ano e com esta receita eu fecho 2015. Não se preocupe, pois no dia 10 de janeiro volto com mais receitas para se fazer em casa.Porque no fundo está é a ideia do Sua Opção Gourmet: apresentar alternativas que, apesar de simples, são deliciosas e tem uma boa apresentação.
Com o que está acontecendo em nossa economia, afinal de contas, temos de aprender com os europeus, que muitas vezes preferem prepararem em casa um bom jantar ou chamar um serviço de Chef em Casa, ao invés de fazerem uma comemoração num restaurante, que além dos preços abusivos, têm filas e não criam a sensação de intimidade de uma festa em casa. A qual com a opção de chef em casa pode ser não só mais barata, mas também quase tão descomplicada como fazer num restaurante.
Não sei se vocês sabem, mas foi dessa ideia que surgiu uma de minhas primeiras postagens, Uma Opção à Tradicional Pizza, em que apresentei um receita para se fazer um Nhoque ao Sugo muito mais saboroso e econômico do que pedir uma pizza, e só um pouco mais complicado. De qualquer modo, ano que vem volto com mais receitas simples e deliciosas para mostrar que não é necessário ir a um restaurante chique para se comer bem, e com uma SURPRESA, por isso aguardem!
Apesar de já haver apresentado mais de uma opção de massa bem rápida e fácil de fazer, reapresentarei aqui uma que é a minha preferida, originalmente apresentada na receita de Torta de Abobora da postagem TORTA DE ABOBORA: MAIS UMA DELICIA DOS ESTADOS UNIDOS.
Está é uma massa neutra e bem leve, excelente para ressaltar o sabor do recheio. Caso prefira uma massa mais doce (e também muito simples de fazer) procure na receita da Torta de Limão, na postagem QUE TAL UMA TORTA DE LIMÃO? Ambas são uma delícia!
INGREDIENTES
Para a massa*
1kg Farinha de trigo
1 pacote Gordura Vegetal
1 lata de Guaraná
Sal a gosto (só uma pitada para massa doce, mas um pouco mais para a salgada)
Para o Recheio
400g de Cream Chesse
50 ml de Leite
3 Ovos
1 xícara de chá (180g) de Açucar
1 Colher se sopa de Farinha de Trigo
Qb (quanto baste) de Essência de Baunilha (para quem não sabe ou não lembra, Qb é o mesmo que “a gosto”)
Para a Cobertura
O normal seria fazer um coulis com fruta e calda, mas é mais simples e barato pegar uma geleia de sua preferência e prepará-la, que é o que eu ensinarei aqui.
300g de geleia de sua preferência (na foto eu usei amora com pedaços)
Qb de Suco de Limão
PREPARO
Para a massa
Como já coloquei, chamo essa massa de de “preguiçosa”, pois além de não precisar ser pré-assada, para prepará-la basta misturar todos os ingredientes numa tigela grande, sová-los até que a massa fique homogênea, abri-la com um rolo em cima de uma superfície com um pouco de farinha e depois é só levá-la à forma e acrescentar o recheio, a cobertura e colocar no forno, mas vamos por partes (como diria Jack).
Para o recheio
Numa batedeira misture o cream chesse, o leite e a e a essência baunilha (se você resolver usá-la) e bata até amaciar bem. Adicione o açúcar e a farinha de trigo e continue batendo em velocidade baixa.
Por último adicione os ovos, um a um e misture até formar uma mistura homogênea.
Para a Cobertura
Você pode simplesmente colocar a geleia em cima do recheio, mas como eu acho o ponto da geleia um pouco líquido demais, eu prefiro colocá-la numa panela e reduzir por cinco ou dez minutos para deixar sua consistência mais firme. Como acho que as geleias nacionais são muito doces, gosto de, além de reduzir a geleia, também de acrescentar o suco de um ou dois limões, de modo a deixá-la mais acida, mas isso fica a seu gosto.
Coloque a massa na forma, despeje o recheio de cream chesse e asse a 170º C por aproximadamente 1h, ou até o recheio ficar firme na superfície e levemente cremoso por dentro. Espere esfriar, acrescente a cobertura de sua preferência (aqui, como já disse, usei geleia de amora com pedaços da fruta). Leve então para gelar por 5 ou 6 horas antes de servir.
Obs* Essa receita de massa dá para mais de uma torta grande. Caso não use tudo, coloque a massa que restou dentro de um plástico e guarde no freezer. Deste modo já terá massa para uma próxima produção (de torta doce, salgada, ou pasteis de forno). Se bem guardada, dura de um a duas semanas.