PURÊ DE MAÇÃ: DO CAFÉ DA MANHÃ PARA UMA SOBREMESA IMPROVISADA
- Por GIanpaolo Celli
- 17 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Como os leitores do site (e agora da fan page no Facebook) pedem muitas receitas de doce e fiz esse prato com algumas maçãs que estavam sobrando na geladeira, resolvi juntar o útil ao agradável e apresentar um purê que servirá não somente como uma espécie de acompanhamento em seu café da manhã, tomando o lugar da geléia, como serve para fazer uma sobremesa rápida e muito gostosa. Conheça mais detalhes a seguir.
INGREDIENTES
5 Maçãs
1 colher de sopa de gengibre
1 colher de chá de noz moscada
Suco de um limão
50ml de vinho branco seco
50ml de vinho tinto seco
2 xícaras de chá de açúcar
PREPARO
Esprema o limão e coloque numa tigela com 100ml de água. Descasque as maças e depois pique-as em pedaços pequenos e coloque na água com limão (o suco serve para que as maças não fiquem escuras antes de as cozinharmos).
Acrescente os vinhos, o gengibre e a noz moscada e leve tudo ao fogo para cozinhar. Quando a maçã estiver macia e houver adquirido parte da cor do vinho, retire-as e coloque num liquidificador para bater, deixando só o líquido.
Acrescente então o açúcar ao líquido e continue o cozimento até formar uma calda rala (é chamada de Fio Fino). Este é o primeiro ponto da calda. Usado para fazer caldas e xaropes, você irá reconhecer ao puxá-la com o garfo ou a colher e se formar um fiozinho.
Agora é só usá-la para acompanhar ou criar uma sobremesa. Na foto acima eu usei-a numa panqueca ou crepe (que você pode pegar a receita na postagem “Você Já Ouviu Falar Em Bolo De Panela?”, já publicada aqui no Sua Opção Gourmet).
Inclusive, se você quiser dar uma incrementada na panqueca, pegue mais algumas maças (pense em uma para cada duas panquecas) e pique-as em cubinhos e acrescente-as no purê, de modo a encorpar a panqueca, deixando-a realmente “recheada”, como uma torta.
Comments