top of page
Buscar

VOLTANDO AO INÍCIO: PORQUE COMER EM CASA PODE SER BOM

  • Por GIanpaolo Celli
  • 24 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Uma vez mais volto a uma das ideias básicas do Sua Opção Gourmet: de comer bem e barato em casa, com pratos fáceis de e rápidos de se fazer. Uma das primeiras receitas que apresentei aqui foi de Nhoque ao Sugo, que preparei como uma opção à pizza, rápida e fácil de se fazer. A ideia por trás dessa próxima receita, Talharim com Brócolis e Alho Frito, é exatamente a mesma, sendo que esta pode ser feita tanto por quem já tem experiência na cozinha, fazendo o próprio macarrão e cozinhando o brócolis do zero, até para quem está começando, e vai usar um talharim fresco comprado no mercado, que é bem melhor do que aquelas massas secas, e brócolis congelado.

Assim, apresentarei duas versões do macarrão e do acompanhamento, de modo que você possa fazer do modo que quiser, mas poderá perceber que, mesmo fazendo a receita básica, com massa fresca comprada no mercado e brócolis congelado, que o resultado é surpreendente.

TALHARIM COM BRÓCOLIS E ALHO FRITO

1 Pacote de 500g de Talharim Fresco*

2 Cabeças de Alho

2 pacotes de 300g de Brócolis congelado*

1 Pimenta Sininho picada (opcional)

Qb (quanto baste) de Azeite

Sal e Pimenta a gosto

Descasque todos os dentes das cabeças de alho, pique-as bem fininho e coloque-as numa panela média com uma quantidade boa de azeite e deixe fritar até que elas comecem a ficar douradas (cuidado com o alho, pois ele queimar ele fica com um sabor muito forte). Desligue o fogo e reserve.

Dê uma aferventada nos brócolis congelados só para deixá-lo macio (um ou dois minutos na água fervendo. Inclusive, já prepare uma quantidade o bastante de água para depois usar no macarrão depois). Retire o brócolis, pique ele bem e coloque-os na panela com o alho. Religue o fogo e mexa bem, de modo que pegue gosto. Pique a pimenta sininho (se você resolver usá-la) e coloque na panela e continue mexendo bem. Acrescente a pimenta do reino, acerte o sal, desligue o fogo e reserve.

Na mesma água que você fez o brócolis prepare o macarrão. Escorra-o então despeje na panela onde estão o brócolis e o alho. Misture bem então é só servir.

Observações:

1 – Para fazer a massa de macarrão artesanal

Caso você tenha como abrir a massa e a máquina que corte o macarrão no formato de talharim e quiser fazer a massa ao invés de ir ao mercado (só para constar na foto eu fiz a massa de farinha integral) a receita padrão para fazer massa de macarrão é:

100g de farinha

1 ovo

1 pitada de sal

Ou seja, para 200g de farinha dois ovos e assim por diante. Como disse, essa é a receita básica de massa de macarrão. Eu prefiro, no entanto, ao invés de simplesmente ficar colocando um ovo para cada cem gramas de farinha extra, colocar depois de certa quantidade de farinha água no lugar. Para tanto você pode pegar a casca do ovo, enche-la de água e usar (ou considerar que um ovo médio tem 70g e equivaler isso em água com 70ml de água).

Considere entre 150 e 200g de farinha por pessoa. Assim, para servir quatro pessoas você precisará de 800g de farinha. Para tal quantidade ou você colocaria 8 ovos ou, como gosto de fazer, metade de ovo e metade de água (4 ovos e 240ml de água).

2 – Caso você queira fazer o brócolis natural ao invés de usar o congelado, pegue 600g de brócolis, pique-os e cozinhe-os até ficar al dente (cozido, mas não muito mole). Retire-os da água, coloque-os na água fria para parar a cocção. Coloque-o na panela com o azeite e o lho frito e continue a receita como está indicado para o congelado. Só lembre que, por não serem pré-cozidos como os congelados, precisará deixá-los um pouco mais de tempo com o alho e o azeite.

 
 
 

Comments


bottom of page