2016 COMEÇA COM UMA DELÍCIA DE FRANGO CROCANTE
- Por GIanpaolo Celli
- 10 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

O ano está começando e com ele mais receitas aqui no Sua Opção Gourmet. Como já disse muitas vezes, quando criei o site, o conceito de Gourmet já tinha virado piada, mas resolvi usá-lo assim mesmo, pois creio que não seja necessário ir a um restaurante caro ou a uma lanchonete ou bar da moda para comer bem, sendo perfeitamente possível de se fazer uma excelente refeição “Gourmet” em sua casa, daí o nome.
Passadas as festas, volto a receitas que, apesar de simples, rápidas e fáceis, são muito gostosas, não devendo nada aos melhores restaurantes. Na verdade, já vi na TV alguns programas que mostravam alguns restaurantes de alto nível e dava para ver que as receitas não eram tão diferentes daqueles fast-foods de praça de alimentação, os quais a meu ver são péssimos. Ou seja...
Hoje trarei para vocês uma receita minha do filé de frango (embora funcione excelente bem com bifes de carne bovina e suína), o Frango Crocante, parecido com o frango do KFC. Uma delicia que mudará seu conceito em relação ao simples filé de frango (se é que já não fiz isso antes).
INGREDIENTES
300g (2 ou 3) Peitos de frango
75g de farinha de rosca
50g de farinha*
1 colher de sopa de orégano*
1 colher de sopa de páprica picante*
Sal e pimenta do reino a gosto
Qb (quanto baste) de azeite
PREPARO
Corte os peitos e frango em pedaços de mais ou menos 2 centímetros. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture as farinhas, o orégano e a páprica numa tigela, coloque o frango e misture, de modo a deixar toda a farinha e os temperos no frango.
Aqueça uma frigideira, acrescente um pouco mais de azeite do que seria usado para saltear (mais informações a respeito de saltear veja a receita Peito de Frango Salteado da postagem Então Você Não Gosta de Filé de Peito de Frango?).
Coloque os pedaços de frango um a um, não muito juntos de modo a temperatura da frigideira não caia demais (porque se isso acontecer o frango poderá soltar água). Não se preocupe se não couberem todos. Vire os frangos depois de dois ou três minutos, ou quando o lado que estiver em contato com a frigideira já estiver bem dourado e retire os frangos quando os dois lados já estiverem dourados. Reserve e coloque os frangos crus no lugar, até que todo o frango esteja dourado de ambos os lados.
Deixe descansar por um minuto e é só servir, como aperitivo acompanhando de molhos como mostarda, ketchup, maionese tradicional ou temperada; ou acompanhado de uma salada, batata fritas, arroz e feijão, ou o acompanhamento de sua preferência.
Observação*
Em relação a farinha, você pode usar de trigo mesmo, ou outra de sua preferência. No caso da foto eu usei farinha de grão-de-bico. Se você quiser temperar as farinhas com outros temperos em pó que não, ou além do orégano e da páprica, como pimenta de limão, por exemplo, ervas finas ou mesmo chilli, não tem problema. Uma das características de um bom cozinheiro é saber modificar as receitas de modo a adaptá-las a seu gosto.
Comments