DIRETAMENTE DO NORTE DA ITÁLIA: MACARRÃO AO VÔNGOLE
- Por Gianpalo Celli
- 14 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

A pedidos, e seguindo um padrão do site de falar não só de gastronomia, mas colocá-la como uma parte de uma determinada cultura, passarei hoje essa tradicional receita da região da Toscana, no norte da Itália. Na verdade uma receita que está na minha família há gerações.
Porque apesar da cidade de Lucca não ser uma cidade litorânea, a proximidade do mar, assim como a facilidade de se conseguir peixes e frutos do mar era tão grande que pratos assim eram, e ainda são uma tradição.
INGREDIENTES
2 kg de vôngole nas conchas (500g de vôngole limpo, se preferir)*
400g de espaguete (para 4 pessoas) de sua preferência*
1 copo de um bom vinho branco seco
1 cebola grande picada em cubinhos
4 dentes de alho picado
1 maço de cebolinha picada
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO
Caso você esteja usando vôngoles com casca, coloque-os numa panela grande o bastante para que todas as conchas fiquem em contato com o metal, tampe e deixe no fogo por alguns minutos, até que elas abram (o que acontece normalmente entre cinco e dez minutos).
Retire as que abriram (as que não abrirem jogue fora, pois não estão boas), coloque numa vasilha e retire o vêngole das cascas (o importante de fazer numa vasilha é que você guarde a água que fica dentro das conchas, que é que dá boa parte do sabor à receita). Reserve.
Numa frigideira grande aqueça o azeite, acrescente então o alho e deixe-o fritar até que ele comece a dourar. Acrescente a cebola, o vôngoli já limpo com o líquido que você manteve quando o tirou das conchas e refogue por um ou dois minutos. Acrescente o vinho, metade da cebolinha, acrescente a pimenta, o sal (se necessário) e cozinhe por mais uns cinco minutos.
Enquanto isso ferva 5 litros de água com uma colher e meia de sopa de sal (a ideia é que a água fique salgada como a água do mar), coloque o macarrão e cozinhe até que ele fique ‘al dente’ (macio, porém firme).
Escorra o macarrão então jogue-o na frigideira que você preparou o vôngole. Misture bem, vire na vasilha onde irá servir, polvilhe a cebolinha restante e sirva.
*Observação:
No caso, apresento a receita usando e ensinando a fazer com vôngole com casca, pois a receita fica mais saborosa. Caso você não ache, ou não queira ter a dificuldade de abrir e separar os vôngoles, deixei a opção de usar o vôngole limpo. Saiba, entretanto, que a receita perderá um pouco de seu sabor se você fizer deste modo.
Sobre a massa, como apresentei recentemente no artigo Voltando ao Início: Porque Comer em Casa Pode Ser Bom, você pode fazer a massa artesanal, como a apresentada na receita de Talharim com Brócolis e Alho Frito, usar uma massa fresca comprada no mercado, daquelas que cozinham em três ou quatro minutos, fazer com uma de grano duro, ou outra, de sua preferência. O importante, como sempre digo, é que você consiga fazer um prato digno dos melhores restaurantes em sua casa.