NOVAMENTE GUMBO - UMA DELICIA DA GASTR... UM MOMENTO!
- Por GIanpaolo Celli
- 6 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Não, você não leu errado. A receita que apresentarei hoje é (novamente) a de Gumbo (a pronuncia, como já coloquei, é ‘gambo’). Só que não a mesma!
Na verdade, como recebi diversos pedidos de variações da receita e, como disse no texto da receita anterior, este emblemático prato das exóticas culinárias dos descendentes de colonos de origem francesa que, expulsos do leste do Canadá (os cajun) e dos colonos espanhóis e franceses que, vindos de colônias da America Central (os creoles), chegaram a Louisiana possuíam diversas variações, que poderiam usar do porco e frango ao peru e coelho, e frutos do mar variando do camarão e lagosta ao mexilhão e ostras, segue hoje uma variação deste guisado internacionalmente conhecido que apresentei aqui mesmo há quinze dias atrás.
A receita que apresentarei hoje será com carne de porco no lugar do frango, paio ao invés de linguiça toscana e o vôngole no lugar do camarão. Mas não se preocupe, nem por isso ela é mais complicada e o resultado é igualmente delicioso!
INGREDIENTES DA VERSÃO COM CARNE DE PORCO, PAIO E VÔNGOLE
1,5 kg de Vôngole com casca (aproximadamente 400g de vôngole limpo)
600 ml de Caldo de Legumes
400g de Quiabo
400g de Carne Suína*
200g de Paio
100g de Salsão picado
60g de Extrato de Tomate
50g de Farinha de Trigo
50g de Manteiga
50g de Cebola picada
3 dentes de Alho picado
1 colher de sopa de Sassafrás ou Cúrcuma
Tabasco a gosto*
Sal e Pimenta do Reino a gosto
100g de Arroz Branco já pronto.
PREPARO
Caso esteja usando vôngoles com casca (o que prefiro, pois o gosto é mais intenso), coloque-os numa panela grande o bastante para que todas as conchas fiquem em contato com o metal. Tampe e deixe no fogo por cinco ou dez minutos, até que abram.
Retire as que abriram, jogando as que não abriram jogue fora, pois não estão boas. Coloque-as numa vasilha e retire o vôngole das cascas, guardando a água que fica dentro das conchas, que é o que dá boa parte do sabor à receita. Reserve.
Derreta a manteiga numa frigideira, acrescente a farinha e mexa bem até formar um creme espesso e homogêneo de cor castanho escuro. Este é o chamado roux escuro. Coloque o extrato de tomate, o quiabo cortado em rodelas de 1cm, mexa por um ou dois minutos e então reserve.
Salteie a carne suína com a cebola e o alho. Tire o paio de seu invólucro e acrescente à carne suína até todos ganharem bastante cor. Acrescente então o caldo, os vôngoles com a água deles, o salsão, o sassafrás (no meu caso usei cúrcuma) e o tabasco e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente o roux com os quiabos e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Sirva o cozido, que deve estar bem encorpado, com o arroz branco.
Obs.: * Na minha receita usei filé mignon suíno cortado em cubos de 1cm, mas pode-se usar o corte de sua preferência, como lombo, costeleta ou costela por exemplo. Lembrando que existem versões da receita onde só se tira o osso no final, pois o mesmo dá mais sabor.