top of page
Buscar

CULTURAS SE ENCONTRAM NESTE MEDALHÃO SUÍNO COM CURRY VERMELHO

  • Por GIanpaolo Celli
  • 10 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

Uma das coisas melhores coisas que a gastronomia pode fazer é aproximar culturas. Por mais que não pareça, o que comemos mostra de onde viemos e qual é nossa cultura. Gastronomia, como já disse, é uma mistura de história, cultura e geografia.

Recordo-me de quando estava fazendo a pós-graduação em gastronomia (pelo SENAC) que quando chegamos ao módulo da gastronomia italiana, a qual começava pelo norte, eu não concordei quando todos disseram que aquele módulo seria delicioso.

Na verdade como minha família vem do norte, gostei de tudo, mas a maioria só foi encontrar o que estava acostumado para baixo de Roma – que foi quando provamos as pizzas e a maioria percebeu que a pizza na Itália nada tem a ver com a nossa – quando chegamos a culinária que veio com os imigrantes e que tanto conhecemos aqui no Brasil.

Assim, aqui pego um molho tailandês (que veremos tem muita semelhança com algumas receitas do norte e nordeste do Brasil devido à semelhança de temperatura e frutos nativos) e uso com uma carne preparada ao modo francês. Na realidade ao fazer isso a receita se aproxima muito da gastronomia vietnamita, cuja influência francesa é maior do que no restante da Ásia.

Vamos a receita então:

INGREDIENTES

500g de Medalhões de Filé Mignon Suíno

400 ml de Leite de Coco

50g de Pasta de Curry Vermelho Tailandês

1 colher de sopa de Molho de Peixe

1 colher de sopa de Molho de Ostra

1 colher de sobremesa de Açúcar

1 Cebola picada

3 dentes de Alho picados

3 folhas de Louro

3 Pimentões vermelhos

Qb (quanto baste) de cebolinha picada

Qb de Óleo de amendoim

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Tempere os medalhões com sal e pimenta e coloque-os para saltear numa panela com óleo o bastante para cobrir o fundo (usei de amendoim, mas se você não tiver, tudo bem) até que eles fiquem dourados de todos os lados e então reserve-os.

Na mesma panela coloque a cebola e o alho picados e vá mexendo até que a cebola murche. Acrescente então o leite de coco, o molho de peixe, o molho de ostra, as folhas de louro, o açúcar e a pasta de curry e mexa por dois ou três minutos até que todos os temperos de misturem. Retorne os medalhões à panela e deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos.

Enquanto isso corte os pimentões em tiras e coloque-as no fogo (exatamente, em cima dos queimadores do fogão mesmo – coloco uma grade de churrasco em cima do queimador para facilitar) deixando o lado da pele para o fogo por uns 5 ou 10 minutos. Isso serve para queimar as peles (que devem ficar pretas e quebradiças, como carvão mesmo), para que você as coloque na água e esfregue com a mão para tira-las.

Bata os pimentões no liquidificador até conseguir uma polpa e jogue no molho, mexendo até que ela se misture ao mesmo. No final dos 45 minutos e só pegar cada um dos medalhões e o molho e serví-los com arroz branco, usando a cebolinha picada para enfeitar.

Obs.: apesar de não ser tão simples de achar, a Pasta de Curry Vermelho Tailandês e os Molhos de Peixe e de Ostra podem ser encontrados em lojas de comida oriental, na Liberdade (para quem mora em São Paulo) e nos grandes mercados de sua cidade.

 
 
 
bottom of page