DIRETAMENTE DO PAÍS DE GALES UMA RECEITA DE TRUTA... COM BACON!
- Por GIanpaolo Celli
- 8 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

O nome original desta receita é brithyll â cig moch, do galês para truta com bacon, uma tradicional, deliciosa e exageradamente simples receita que aprendi quando visitei o País de Gales e que estou trazendo aqui para vocês. E como dizem que “tudo fica melhor com bacon”, resolvi trazer então uma receita que originalmente já é feita com ele.
INGREDIENTES
1 Filé de Truta (limpo e desossado)
250 g de Bacon fatiado (normalmente é o bastante para envolver uma truta e sobrar um pouco)
2 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
Sal e Pimenta do Reino à gosto
PREPARO
Antes de mais nada uma colocação: a quantidade apresentada acima está para uma truta, que dá para uma ou duas pessoas, dependendo do tamanho e da fome das pessoas (eu comi uma inteira). No caso de fazer mais, é só multiplicar a quantidade dos demais ingredientes para cada truta extra.
A receita pode ir ao forno (eu já fiz e fica uma delicia) ou à churrasqueira (como foi feito este da foto). Para fazer no forno a ideia é ter uma grade, semelhante as das churrasqueiras, que fique um pouco acima da do fundo da travessa (embora a receita possa ser feita sem isso). A ideia aqui é que não só a gordura do bacon cozinhe a truta, mas que ela vá para o fundo da da travessa, deixando o bacon mais sequinho.
Cubra a grade ou o fundo de uma travessa que vá ao forno com bacon fatiado. Coloque os filés de truta sobre o bacon. Tempere com sal (não exagere porque o bacon já é salgado), pimenta do reino, a salsa e a cebolinha picadas. Feche as trutas com bacon, colocando mais desse ingrediente se necessário para cobrir o peixe completamente.
Ponha então para assar num forno já quente (temperatura de 250 graus C) por um período de 25 a 30 minutos.
No caso de fazer na churrasqueira numa folha de papel alumínio coloque os bacons fatiados lado a lado. Coloque a truta sobre o bacon, tempere normalmente, feche-as com o bacon e então cubra com o papel alumínio. Leve à churrasqueira quente. Depois de uns 10 ou 15 minutos (se tiver dúvida abra o papel alumínio para ver se está bom) vire o ‘envelope’ de papel alumínio, fazendo uns furos para que a gordura do bacon saia e ele fique mais sequinho. Deixe mais uns 10 ou 15 minutos então é só servir.