top of page
Buscar

PAILA MARINA: UMA TRADIÇÃO DA GASTRONOMIA CHILENA

  • Por GIanpaolo Celli
  • 22 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Hoje decidi fugir das tradicionais europeias, mas apresentarei uma receita tradicional... da gastronomia chilena.

Inclusive, o interessante deste prato, até certo ponto semelhante à Paella espanhola, é que, apesar de ser elegante o bastante para qualquer refeição, tradicionalmente era servido nos mercados de frutos do mar onde os jovens iam de manhã, após uma noite de balada, pois segundo a tradição a Paila Marina ajuda na recuperação da ressaca. Isso para não dizer, como lhe atribui a crença popular chilena, que a Paila Marina possui propriedades afrodisíacas.

Mesmo assim, seja buscando curar a ressaca, por suas propriedades afrodisíacas ou por quem está atrás de uma receita inovadora e deliciosa para uma refeição em família, a Paila Marina é um prato simples e delicioso que você tem que provar!

INGREDIENTES

750ml de Fundo de peixe

200gr de Cação

125gr de Camarão limpo

100ml de Lulas limpas em anéis

150gr de Mexilhão (1/2 concha)

30ml de Azeite de Oliva

80gr de Cebola cortada em brunoise

1 dente de Alho

1 Tomate em cubos pequenos

2 colheres de chá de pimenta em pasta

½ colher de café de Orégano

1 folha de Louro

Suco de meio limão

Páprica picante a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

Numa panela média salteie o alho no azeite. Quando estiver começando a dourar, adicione a cebola e continue salteando até que fique transparente. Adicione os tomates, a pasta de pimenta, o orégano, a folha de louro, um pouco de sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por três minutos.

Adicione então o caldo e continue o cozimento até ferver. Adicione então o cação. Algum tempo depois, os camarões, logo em seguida as lulas e os mexilhões (muito cuidado para respeitar os pontos de cocção de cada fruto do mar, porque todos eles ficam “borachentos” se muito cozidos)

Acerte o tempero, acrescentando a páprica se achar necessário (o prato deve ser picante, mas não muito, para que não se perca o delicado sabor dos frutos do mar).

Finalize com o suco de limão e então sirva com arroz branco.

 
 
 
bottom of page