top of page
Buscar

À PEDIDOS UM DOCE: BROWNIE!

  • Por GIanpaolo Celli
  • 29 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Como alguns leitores têm me pedido para postar receitas de doce, recentemente assisti a um programa de confeitaria que me deixou com vontade de preparar um bolo (o que fiz) e, como já disse que só apresento receitas que efetivamente preparei, esta semana resolvi fazer e também postar para vocês uma receita de Brownie.

Para quem não conhece (se é que isso existe), é uma receita tradicional da gastronomia dos Estados Unidos. A primeira receita escrita com esse nome apareceu em 1896 no “The Boston Cooking-School Cook Book”, mas eram biscoitos feitos com melaço. Os Brownies como conhecemos hoje surgiram somente na edição de 1906 do livro.

Atualmente essa receita de 110 anos é servida é acompanhada por sorvete.

INGREDIENTES

2 xícaras de chá de açúcar

1 xícara de chá de farinha de trigo

200g de chocolate amargo

1/2 xícara de chá de margarina

4 ovos

1/4 de colher de chá de sal

1 xícara da noz de sua preferência (eu usei amendoim)

1 colher de chá de uísque

Derreta o chocolate (pode ser em banho-maria ou no micro-ondas, tomando cuidado para não queimar - coloco 2 minutos em potencia forte, mas paro a cada 15 segundos para mexer) com a manteiga (colocar no fim do banho-maria, quando o chocolate estiver começando a derreter ou nos últimos 30 segundos do micro-ondas) e reserve.

Bata os ovos até espumarem e então acrescente o açúcar. Quando este estiver incorporado aos ovos coloque o chocolate derretido com a margarina, o uísque e depois a farinha.

Continue batendo para que a misture fique bem homogênea (alguns minutos pelo menos), então acrescente as nozes (no caso, como comentei, coloquei os amendoins).

Coloque numa assadeira untada de aproximadamente 20 cm e leve ao forno pré-aquecido à temperatura média por aproximadamente 30 minutos ou até ficar pré-assado (o Brownie deve ficar úmido por dentro).

Deixe esfriar, desenforme, corte em quadrados de cinco a seis centímetros. Então é só servir, no chá da tarde ou, como já comentei, como sobremesa acompanhada de sorvete.

 
 
 
bottom of page