NAAN: UM PÃO ASIÁTICO MUITO SIMPLES DE SE FAZER
- Por GIanpaolo Celli
- 26 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

O interessante deste tradicional pão asiático, que surgiu na gastronomia britânica pela primeira vez em 1810 trazido da Índia é sua simplicidade, assim como sua adaptabilidade.
Apesar de sua função original, devido a seu formato de disco, ser usado quase como uma colher, servindo para levar a boca alimentos ensopados, também pode ser servido quente com manteiga ou ghee (ver a receita abaixo) ou recheado, com carnes picadas variadas, geralmente de cordeiro, carneiro ou cabra no caso do Keema Naan; com mistura de nozes e passas para o Peshawari Naan; ou mesmo o tempero que você escolher, como cebolas, alho, frios ou sementes diversas, como a Nigella, como é comum nos restaurantes indianos na Inglaterra.
Muitos estudiosos dizem, inclusive, que como o macarrão, que apesar de ter sido difundido no ocidente pela Itália originou-se ma China, a famosa pizza italiana surgiu na verdade deste pão asiático.
INGREDIENTES
200ml de Leite
20g de Fermento Biológico
3 colheres de Usli ghee (pode-se usar azeite)*
1 Ovo inteiro
400g de Farinha de Trigo
10g Açúcar Refinado
5g de Sal
PREPARO
Dissolva o fermento no leite e acrescente 100g de farinha e o açúcar para fazer a esponja do pão. Deixe desenvolver por 20 minutos ou até formar bolhas num recipiente coberto com um pano. Misture a ghee e o ovo, então peneire o restante da farinha e o sal.
Com todos os ingredientes na massa, sove até formar uma massa lisa, então divida em pequenas bolas e deixe descansar por mais 15 minutos. Com auxilio de um rolo, abra a massa em discos.
Para a receita eu não coloquei recheio, mas caso você queira, é só pegar aquele que quiser e, após abrir a massa, colocar uma quantidade razoável do mesmo por cima, dobrar a massa mais uma vez ou duas e então novamente abri-la com auxilio do rolo.
Asse sobre uma chapa ou frigideira quente, ou ainda em forno pré-aquecido a 300o C (eu fiz na frigideira).
Obs.: Usli ghee é uma clarificação da manteiga usada da cozinha indiana que se consegue aquecendo a mesma em fogo baixo e depois tirando com uma escumadeira a espuma branca que subir à superfície, até que fique semelhante a um óleo. No caso desta receita simplesmente usei azeite.