top of page
Buscar

MOLHO: O DETALHE QUE VAI DEIXAR SEU PRATO EXCEPCIONAL

  • Por GIanpaolo Celli
  • 17 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Uma adição de diversos pratos, o molho pode não só ser a diferença entre uma receita e outra, como também faz a diferença agregando umidade e sabor, além de agregar ao visual do prato, dando brilho e realce ao mesmo.

Um exemplo disso está numa das primeiras receitas que apresentei, de filé de frango, quando coloquei que se você terminar o processo de preparação colocando vinho branco, cerveja ou uma mistura de um dos dois com algum ingrediente, como molho de tomate, mostarda, mel ou outro tempero, deixará o filé mais suculento, dará mais sabor ao mesmo e acrescentará um elemento visual à receita, pois além de poder mudar a cor do alimento, a presença do molho no prato agrega ao mesmo.

O molho da foto é um Gravy ou Molho de Carne. Muito popular nas culinárias do Reino Unido, Estados Unidos e em vários países nórdicos, é preparado com o próprio suco libertado pela carne durante o cozimento ou assado que, deglaçado (retirado do fundo da panela), pode ser enriquecido com vegetais, algum caldo, leite e depois engrossado com farinha (como já comentei a respeito, é o Roux, uma mistura de 50% de farinha e gordura, com manteiga, óleo ou azeite, por exemplo, aquecido, cria um mingau), amido de milho com água (também misturados a 50%, mas colocado no molho sem aquecer), com gema de ovo ou reduzido até engrossar.

Os molhos podem ser usados para temperar qualquer prato, das carnes, como bifes ou assados, passando pelas mais diversas saladas e sanduíches. Enfim, diversos pratos podem melhorar com o acompanhamento de um bom molho.

Como a receita do Gravy, na realidade, por ser um molho feito a partir dos sucos da carne, vai depender do que estiver sendo feito, apresentei anteriormente no artigo Miolo de Alcatra com Gravy e Purê de Batata, uma Refeição Rápida, Fácil e Deliciosa! de 21/06/2015. A de Molho Artesanal de Mostarda & Mel saiu em 13/09/2015 no artigo Mais Uma Ideia Para O Filé Frango, Agora Com Mostarda E Mel.

Outro molho sobre o qual já apresentei a receita foi o Barbecue, apresentado na receita de Barbecue Ribs, em 07/12/2014 no artigo A ‘Inexistente’ Gastronomia Dos Estados Unidos.

Mesmo assim, como ideia é sempre trazer ao menos uma receita, apresentarei aqui dois molhos simples de se fazer e que deixarão seus convidados de boca aberta (além de lambendo os beiços) ao saberem que foi você que os preparou.

VINAGRETE BALSÂMICO

O Vinagrete é um molho simples, para salada e possui diversas variações. Basicamente leva uma parte de vinagre para duas de óleo ou azeite. Mesmo assim, essa é uma variação interessante:

48 ml de um Óleo de sabor simples de sua preferência

24 ml de Azeite

12 ml de Vinagre comum de sua preferência

12 ml de Vinagre Balsâmico

1 colher de chá de Mostarda (opcional)

Quanto Baste de Sal

Qb de Pimenta do Reino

Qb de Ervas de sua preferência (opcional)

Misture os vinagres. Caso utilize a mostarda, misture-a com os vinagres. Misture os óleos e incorpore-os ao poucos no vinagre, batendo sempre para emulsionar. Depois de emulsionado acrescente o sal, a pimenta do reino e as ervas de sua preferência (que pode ser orégano, alecrim, cheiro verde, coentro)

Obs: Se você quiser agregar um pouco mais de sabor a este Vinagrete Balsâmico, pode, além da mostarda, acrescentar também 1 colher de chá de mel, que também deverá ser misturado com o vinagre, antes dos óleos.

MOLHO TÁRTARO

360 ml de Creme de Leite

1 colher de sopa de Suco de Limão

1 colher de sopa de Mostarda

2 colheres de sopa de Cebolinha picada

2 colheres de sopa de Picles Sortidos picados

4 colheres de sopa de Cebola bem picada

1/2 colher de chá de sal

Este é um molho simples. Tendo todos os ingredientes prontos, basta colocá-los numa tigela e misturar até obter uma mistura homogênea.

 
 
 
bottom of page