COUSCOUS MARROQUINO: UM ALIMENTO CORINGA
- Por GIanpaolo Celli
- 14 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Você pode estar estranhando o modo como escrevi cuscuz (Couscous), mas acontece que, ao contrário do que muita gente pensa, esse prato, que conhecemos da gastronomia tanto do sudeste como do nordeste feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca que é salgado e levemente umedecido com temperos de modo a formar uma massa para ser cozida no vapor e normalmente servida com camarão, frango ou sardinha, é parente distante do Couscous árabe, preparado de sêmola de trigo desde o século XIII.
E o interessante, que você verá nessa receita simples, é que pode servir de acompanhamento (como na foto, em que acompanha um filé mignon suíno braseado, receita apresentada no final de fevereiro no artigo A Pedidos, Filé Mignon Suíno Braseado), como salada, e dependendo dos temperos que utilizar, o sabor mudará completamente. Fora que ela fica pronta em não mais do que dez minutos.
Está duvidando? Então vamos à receita.
INGREDIENTES
Como coloquei no título, o interessante desde prato é que, além de rápido, durante o processo de hidratação você poderá agregar literalmente qualquer sabor que quiser.
A receita básica é:
250g de Couscous*
250 ml de Água
8 colheres de café de Azeite
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Quanto baste de Ervas à sua escolha
Coloque os 250ml de água para ferver numa panela com alguma erva a seu gosto (pode ser orégano, páprica, louro, manjericão, suco de limão - percebeu porque é um coringa?), uma pitada de sal e quatro colheres de azeite.
Quando levantar a fervura e a água começar a mudar de cor, como um chá, apague o fogo e acrescente o Couscous. Deixe hidratar por três ou quatro minutos mexendo delicadamente. Adicione então o restante do azeite, ligue o fogo e deixe cozinhar por mais uns quatro minutos. Agora é só passar numa peneira e servir.
E olha que essa é a versão mais simples da receita. Outras opções são:
Se você quiser pode agregar ainda mais sabor se picar e fritar uma cebola, três ou quatro dentes de alho ou salsa e cebolinha e acrescentar ao Couscous depois de tirar o excesso de água.
Ou tentar uma salada, agregando o Couscous pronto e temperado a tomates e cebolas picados e temperados.
Como afirmei, é um alimento coringa. Rápido, extremamente fácil de fazer e que poderá mudar de gosto de acordo com o seu prato principal. O que está esperando? Tente hoje mesmo e veja como só conseguirá elogios de seus convidados.
Obs.: Você deve estar pensando o que diabos é esse Couscous e onde você pode comprá-lo. Bom, em qualquer boa rede se supermercados você encontrará o Couscous no setor de grãos, normalmente uma caixa do tamanho das de maisena.