KEBAB: UM ESPETINHO TÍPICO DO ORIENTE MÉDIO
- Por GIanpaolo Celli
- 11 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Mais uma vez retornamos ao Oriente Médio em nossa eterna volta ao mundo em busca de delícias gastronômicas. E hoje para apresentar o Kebab, um espetinho de carne típico da Turquia, Grécia e outros países da costa do Mediterrâneo. Como sempre, uma receita simples e muito gostosa para você fazer, desta vez no churrasco ou no forno.
INGREDIENTES
500g de carne (de carneiro, bovina ou no caso, suína)
3 colheres de sopa de Hortelã (fresca)
3 colheres de sopa de Cebola picada finamente
2 colheres de sopa de Pimentas Árabes*
2 colheres de sopa de Azeite
2 dentes de Alho picados
2 colheres de café de Cominho moído
1 colher de sopa de Tomilho
Sal e Pimenta do Reino a gosto
6 Espetos para churrasco
2 Limões para temperar
PREPARO
Caso necessário, limpe a carne do excesso de gordura (no caso de carne bovina), corte-a em cubos de tamanho médio e passe no moedor. Como coloquei acima, a receita original é com carne de carneiro, no entanto você pode usar carne bovina ou suína, como foi no meu caso.
Pique a hortelã e então misture com o cominho, o tomilho, as pimentas árabes, a cebola, o alho e o azeite, misturando até virar uma pasta. Reserve.
Tempere a carne, já moída, com sal e pimenta do reino a gosto, então misture a pasta de temperos com a carne moída , amassando bem com as mãos, até que a carne comece a grudar nas mãos.
Faça seis bolas de carne iguais. Depois molde a carne ao redor dos espetinhos, apertando bem para que a carne não solte do espeto quando for ao fogo.
Coloque para assar na churrasqueira (ou no forno preaquecido numa temperatura média), virando o kebab de tempos em tempos para que asse por igual de todos os lados.
Quando a carne estiver bem assada, tire do fogo, retire os palitos de churrasco e tempere com limão então é só servir. Uma salada ideal para se comer com o Kebab é a Khire Ka Raita, ou pepino ao molho de iogurte, que já apresentei por aqui.
*Obs.: Pimentas Árabes são encontradas em pó e são típicas. Podem ser adquiridas no Mercado Municipal, nas lojas da Zona Cerealista ou empórios árabes das ruas Comendador Abdo Schain e Comendador Afonso Kherlakian, ambas próximas da rua 25 de Março e do Mercadão.