MARZIPÃ: UMA DELÍCIA MEDIEVAL PARA ADOÇAR SUA VIDA
- Por GIanpaolo Celli
- 20 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Como muita gente reclama que faço muitas receitas de salgados e poucas de doces, hoje resolvi apresentar uma receita deliciosa que definitivamente adoçará sua vida: o Marzipã!
Para quem não conhece, o marzipã, ou como é conhecido em Portugal maçapão, é um doce preparado com amêndoas moídas, açúcar e clara de ovo originário do Oriente Médio e trazido para o ocidente em meados do século VIII.
Atualmente o mais normal é achar o marzipã em bolinhas, no formato de figurinhas pintadas ou com cobertura de chocolate, como um bombom. Além disso, também pode ser a cobertura ou o recheio de um bolo, por exemplo.
O bonequinho da foto foi uma brincadeira que fiz, “o senhor dos marzipãs”, usando duas pimentas rosa para os olhos, um cravo para o nariz e um pau de canela para os braços. É claro que depois de tirar a foto tirei tudo e devorei o doce.
INGREDIENTES
250g de Farinha de Amêndoas
250g de Açúcar de Confeiteiro
40g de Claras
PREPARO
Coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e misture-os bem, até o óleo da amêndoa soltar e você conseguir uma massa uniforme.
Agora é só modelar (eu faço em bolinhas, mas você pode usar forminhas para fazer figuras mais detalhadas), cobrir com chocolate derretido, caso você queira (para isso você precisará de colocar o chocolate – eu usaria meio amargo, para compensar o doce do marzipã, mas é só uma ideia, use o que você mais gostar – para derreter em Banho Maria e com um garfo mergulhar o marzipã até ele ficar coberto e tirar, aguardando um pouco para deixar o excesso cair, então colocar para descansar numa folha de papel manteiga) ou usar um rolo para amassar, também sobre um folha de papel manteiga, para cobrir ou rechear um bolo.
Obs.: Sobre a farinha de amêndoas, é fácil encontrá-las em lojas especializadas em produtos para confeitaria (eu compro normalmente na Barra Doce). Já sobre as claras, se você não quiser usar ovos inteiros, pode comprar claras pasteurizadas. Eu já vi elas em caixas semelhantes as de leite em grandes mercados. Por ser um doce o marzipã aguenta bem fora da geladeira, mas por não conter conservantes, tente consumi-lo em algo entre vinte dias e um mês no máximo.