top of page
Buscar

FAROFA: O ACOMPANHAMENTO DO BRASILEIRO

  • Por GIanpaolo Celli
  • 8 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Assim como na gastronomia inglesa o acompanhamento mais comum é o purê de batatas, aqui no Brasil, além do arroz e feijão, a farofa é um dos acompanhamentos preferidos do brasileiro, sendo perfeita, por exemplo, tanto na Feijoada como no churrasco, dois ícones da gastronomia nacional.

Quando falamos de ceias de natal e ano novo, contudo, um ingrediente, a uva-passa, faz com que a maioria das pessoas torça a cara para este ícone nacional. Assim, a pedidos, apresentarei aqui a receita de Farofa que fiz no natal e no ano novo para alguns clientes. E antes que você pergunte: sim, a receita leva uva-passa, mas deixarei aqui como opcional, de modo que, como você preparará o prato, pode simplesmente não usar, ao invés de ficar recolher as uvas-passas uma a uma do seu prato.

FAROFA A BRASILEIRA

Ah sim. Compreenda que essa é uma receita que, por ser bastante comum, pode variar não só de região para região do país, mas também de família para família.

250g de Farinha de mandioca (pode tanto ser a crua como aquelas farofas prontas já temperadas)

100g de Linguiça Fininha defumada picada

5 colheres de sopa de Azeite

1 Cebola média picada

3 colheres de sopa de Salsinha picada finamente

1/2 xícara de chá de Azeitonas Verdes picadas (sem semente)

1/2 xícara de chá de Azeitonas Pretas picadas (sem semente)

2 Ovos cozidos picados (OPCIONAL)

1 Pimenta Dedo de Moça picada finamente sem as sementes (OPCIONAL)

1/2 xícara de chá de uvas-passas branca ou preta sem sementes (OPCIONAL)

Sal e Pimenta do reino a gosto

PREPARO

Numa panela larga coloque o azeite para esquentar. Depois de um minuto acrescente a cebola picada, abaixe o fogo e deixe refogar.

Acrescente então a linguiça e deixe fritar por alguns minutos, então coloque a metade da farinha (ou farofa pronta) aos poucos, mexendo bem, para que fique úmida.

Junte a azeitonas verdes e pretas e os demais ingredientes que escolher colocar, como os ovos cozidos, a pimenta (caso goste da farofa mais apimentada) e as uvas-passas (eu usei brancas).

Acrescente o restante da farinha (ou farofa pronta) e mexa, de modo a deixar a mistura mais seca, mas não muito. Quando estiver quase pronta, junte a salsa, acerte o sal e a pimenta do reino e mexa por mais um minuto ou dois em fogo baixo, para não queimar a farofa.

Deixe descansar alguns minutos ou guarde tampada em algum lugar. Então é só servir.

 
 
 
bottom of page