HAMBÚRGUER GOURMET 101: HOJE, HAMBÚRGUER DE CALABRESA
- Por GIanpaolo Celli
- 5 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Há algum tempo postei uma receita de Hambúrguer Gourmet. Apresentei de uma receita de Hambúrguer Suíno. Em ambas o que coloquei foi que o título de Gourmet surgiu quando a versão artesanal fez o sanduíche voltar à moda. Assim, como já expliquei, ela nada mais é do que uma determinação do tempo gasto e da qualidade dos produtos que você mesmo utiliza na produção do Hambúrguer.
Assim, se você compra uma carne de hambúrguer industrializada, um pão de hambúrguer tradicional, coloca uma ou duas fatias de queijo prato ou mussarela e uma folha de alface americana e simplesmente tempera com mostarda, ketchup e/ou maionese, o resultado dificilmente poderá ser chamado de Gourmet. Na verdade, tampouco artesanal.
Se ao invés disso você preparar sua própria carne de hambúrguer, colocá-la no pão de brioche, de mandioquinha (já coloquei receita de ambos aqui), ou mesmo num pão de queijo; acrescentar como acompanhamento um queijo de qualidade como, por exemplo, mussarela de búfala, gruyere ou quem sabe gorgonzola; trocar a alface americana por uma fatia de cebola preparada na grelha com um pouco de vinagre balsâmico (também já coloquei a receita aqui); e complementar com um molho apimentado, um aioli (que é maionese com alho) ou molhos como mostarda & mel ou tártaro (mais uma vez, já coloquei a receita aqui, é só procurar em receitas anteriores), aí você terá um Hambúrguer Gourmet.
A receita que apresentarei hoje é de Hambúrguer de Calabresa, que ao contrário do que se pensa, é muito simples de se fazer!
INGREDIENTES
600 g de Linguiça Calabresa ou Toscana fresca*
2 dentes de Alho picados finamente
½ Cebola picada finamente
100g de Farinha de Rosca (pode trocar por mistura para sopa creme de cebola)
1 ovo
Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO
Faça um corte de leve na linguiça e retire a massa da pele que a envolve. Jogue fora a pele e coloque a carne da linguiça numa tigela grande. Acrescente a cebola, o alho, a farinha de rosca (ou o creme de cebola, se estiver usando), o ovo, devidamente batido, o sal e a pimenta do reino e misture bem ate conseguir uma massa homogênea (retire os pedaços maiores de gordura que estavam na linguiça).
Verifique o pão que usará e, usando-o como base, modele os hambúrgueres. A ideia é que para 600g, você faça de 2 a 3 hambúrgueres.
Frite os hambúrgueres numa frigideira bem quente (o da foto eu assei no forno) e monte o sanduíche com os ingredientes de sua preferência, lembrando que, como coloquei acima, o que transforma seu hambúrguer em Gourmet será a qualidade e excentricidade dos acompanhamentos que você usará nele.
Só não se esqueça de testar e depois usar elementos que combinem e que agreguem ao sanduíche. Eu mesmo me recordo que um tempo atrás preparei um hambúrguer que, por usar um brioche doce e um molho gravy bem encorpado e picante, deixei o tempero da carne bem simples, para que os sabores da carne, do pão e do molho se complementassem, sem que nenhum sobrepusesse aos demais, criando assim uma experiência gastronômica singular.
*Obs.: Para essa receita usei linguiça toscana. Como é mais suave, acrescentei aos demais temperos uma colher de chá (pode ser de café, se você não gosta) de pimenta calabresa.