BRASIL E ITALIA JUNTOS NUMA RECEITA DE RISOTO DE ABÓBORA E CARNE SECA
- Por GIanpaolo Celli
- 12 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Apesar de muitas vezes buscar apresentar receitas antigas (algumas medievais) e originais – e realmente originais, pois, como uma amiga gosta de comentar: a pior coisa que tem é quando chegamos a um país cuja gastronomia achamos deliciosa e descobrimos que tudo feito nos restaurantes de nosso país foi adaptado ou estão em desuso por serem consideradas desatualizadas – é interessante quando as gastronomias se mesclam para a criação de algo delicioso, novo e que leva ambas culturas culinárias.
Como este é o caso aqui com a receita que apresentarei hoje.
INGREDIENTES
3 xícaras de chá de Abóbora picada
2 xícaras de chá de Carne-Seca
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
500ml de vinho branco seco
2 colheres de sopa de Manteiga
1 colher de sopa de Azeite
1 Cebola ralada
PREPARO
Após dessalgar a carne-seca deixando-a 24 horas na água e trocando a água a cada pelo menos quatro vezes, coloque-a para cozinhar em aproximadamente 300ml de água até que ela esteja macia. Dez ou quinze minutos após a água da carne levantar fervura, pique a abobora e coloque-a para cozinhar junto.
Quando a carne-seca estiver macia, retire-a da água para desfiá-la. O ideal é que ela esteja tão macia que isso possa ser feito com a mão mesmo. Reserve. Drene o caldo formado no cozimento e guarde-o, separando a abobora já cozida. Reserve ambos.
Numa panela grande, aqueça o azeite, coloque a manteiga e então refogue a cebola. Junte o arroz arbóreo e deixe refogar um pouco. Adicione um terço da água usada no preparo da carne-seca e da abobora e deixe ferver por cerca de 2 ou 3 minutos.
Adicione a carne-seca e a abobora e mexa bem. Coloque mais um terço da água do preparo da carne-seca e da abobora e deixe ferver por mais 2 ou 3 minutos.
Adicione o vinho e deixe ferver por outros 2 ou 3 minutos, misturando sempre.
Adicione então, aos poucos, o restante da água do preparo da carne-seca e da abobora e continue mexendo sempre, até que o arroz fique úmido e al dente.