FALAFEL: UM PRATO VEGETARIANO TRADICIONAL DO ORIENTE MÉDIO
- Por GIanpaolo Celli
- 26 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Um alimento tradicional do Oriente Médio, tanto que já foi considerado o prato nacional tanto do Egito, da Palestina, como de Israel, o Falafel é um bolinho feito a partir de grão de bico, fava, ou ambos dependendo da receita. Normalmente é servido dentro do pão pitta, como um sanduíche vegetariano, acompanhado de saladas, legumes em conserva e molhos como o Homus, cuja receita eu já apresentei aqui.
A origem deste prato é muito controversa. Embora historiadores e especialistas especulem que sua origem pode ser o Egito faraônico, a teoria mais aceita é que ele se originou no Egito, possivelmente comido pelos coptas como um substituto para a carne durante a Quaresma. De lá, de portos como o da cidade de Alexandria, ele foi levado ao restante do Oriente Médio.
Atualmente ele tornou-se comum na comida de rua ou fast-food no Oriente Médio e sua popularidade foi tanta que por um tempo o McDonald's serviu no Egito um "McFalafel" em seu cardápio de café da manhã. De qualquer modo, vamos à receita:
FALAFEL
250g de Grão-de-bico seco
2 colheres de sopa e Salsa fresca picada
1 Cebola grande finamente picada
1 dente de Alho finamente picado
2 colheres de chá de cominho moído
2 colheres de chá de coentro moído
½ colher de chá de Fermento em Pó
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Óleo para fritar
PREPARO
Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite em água fria. Coloque-o numa panela grande com água e cozinhe-o por aproximadamente uma hora ou até ele ficar macio, Escorra e reserve.
Coloque o grão-de-bico, a cebola, o alho, os temperos, a salsa e o fermento no liquidificador ou num triturador e bata-o até que ele fique uma pasta grossa e todos os ingredientes tenham se misturado então deixe repousar por meia-hora.
Divida-os em oito porções e modele-os em oito bolinhas. Deixe-os descansar num prato por mais trinta minutos. Aqueça o óleo numa frigideira funda ou wok e coloque as bolinhas no óleo, virando-as até que elas fiquem douradas e tostadas.
Retire as bolinhas de falafel do óleo e coloque-as num prato com papel toalha para que elas escorram. Daí é só servi-las, quentes ou à temperatura ambiente, no pão Pitta com homus e salada.
Obs. Ao invés de fritar, você pode assar seu falafel no forno, como eu fiz, por uns 30 ou 40 minutos.