UM BOLO QUE MAIS É UMA PASSAGEM PARA O PARAÍSO
- Por GIanpaolo Celli
- 16 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Como eu normalmente apresento mais receitas salgadas do que doces, como sempre aconteceu, depois de postar a foto desse bolo nas redes sociais choveram pedidos para apresentar a receita.
E eu tenho que dizer que tenho prazer de apresentá-la, pois gostei muito dela tanto pela curiosidade de ser usar sêmola ao invés de farinha de trigo, como porque ele é macio e muito saboroso.
Fora que, graças a interações e trocas do Marrocos com países e culturas tanto do Oriente Médio como da Europa, a gastronomia marroquina é extremamente refinada e característica, em especial por seus bolos e doces. Assim, segue a receita de:
BOLO MARROQUINO DE AMÊNDOAS E LARANJA
Para o bolo
175g de Sêmola
115g de manteiga ou margarina
115g de Açúcar Demerara (pode ser açúcar normal)
100g de Amêndoas moídas
2 Ovos batidos
1 Laranja
1 colher de sobremesa de Fermento em Pó
Quanto Baste de Açúcar de confeiteiro (glaçucar) para confeitar (opcional. Eu não usei)
Para a calda
300g de Suco de Laranja
130g de Açucar
8 Sementes de Cardamomo devidamente esmagadas
PREPARO
Rale a casca da laranja, então esprema seu suco e reserve.
Numa vasilha, junte a manteiga, a casca da laranja e o açúcar demerara e enquanto acrescenta os ovos aos poucos, vá batendo até a mistura ficar leve e aveludada.
Em outra vasilha, misture a sêmola, as amêndoas moídas e o suco da laranja. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a ela a mistura de manteiga, casca de laranja e açúcar, misturando bem de leve, para que não só tudo fique homogêneo, como não perca a leveza.
Coloque a mistura numa forma de aproximadamente 20cm (eu fiz numa forma com furo no meio), devidamente untada e leve ao forno previamente aquecido a 180o graus durante 30 ou 40 minutos (ou até a massa crescer e, ao espetar um palito no bolo, ele saia limpo). Deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, para a calda, junte o suco de laranja, o açúcar e o cardamomo numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa bem não só para que o açúcar dissolva, mas para evitar que o cardamomo queime. Faça isso até que o suco reduza, deixando a mistura com uma consistência cremosa. Reserve.
Coloque o bolo numa vasilha e, com a ajuda de um palito faça buracos por toda a superfície do bolo ainda quente. Pincele então (ou simplesmente derrame sobre o bolo, se você não tiver um pincel) 2/3 da calda e deixe descansar.
Se você optar por usar o açúcar de confeiteiro, peneire um pouco sobre o bolo. Senão, é só servir, com o restante da calda sendo servida a parte, para ser derramada sobre cada pedaço de bolo, caso alguém queira.