MAIS UMA RECEITA DO NORTE DA ITÁLIA: RISOTTO DE MARISCOS
- Por Gianpalo Celli
- 14 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Novamente eu resolvi apresentar aqui uma receita tradicional da região da Toscana, no norte da Itália, de onde vem a minha família, Porque apesar da cidade de Lucca não ser uma cidade litorânea, a proximidade do mar, assim como a facilidade de se conseguir peixes e frutos do mar é tão grande que pratos assim eram, e ainda são uma tradição local.
RISOTTO DE MARISCOS
500g de Arroz Carnaroli
2 kg de Mariscos com casca (eu usei Mexilhão e Vôngole)
130 ml de Vinho Branco Seco*
40g de Manteiga
2 dentes de Alho amassados
1 Cebola grande picada
1 punhado de salsa ou cebolinha picada finamente (eu usei cebolinha)
Quanto baste de Caldo/Brodo de Legumes quente
Quanto baste de Sal e Pimenta do reino
PREPARO
Lave bem os mariscos escorra a água e coloque-os numa panela grande o bastante para que todas as conchas fiquem em contato com o metal, tampe e deixe no fogo por alguns minutos, até que elas abram (o que acontece normalmente entre cinco e dez minutos).
Retire as que abriram (as que não abrirem jogue fora, pois elas não estão boas), coloque numa vasilha e retire os mariscos das cascas, guardando a água que fica dentro das conchas, que é dará sabor à receita. Reserve a água dos mariscos e os mariscos.
Numa panela derreta a manteiga e acrescente um pouco de azeite (como ele tem uma temperatura de queima mais alta, ele aumenta a da manteiga, fazendo com que ela dure mais) e doure o alho. Quando ele começar a pegar cor, acrescente a cebola picada.
Adicione então o arroz, e misture por um minuto. Acrescente o vinho todo e mexa energicamente até evaporar. Após o vinho evaporar, vá adicionando caldo/brodo aos poucos (uma ou duas conchas de cada vez) e mexa bem de leve.
Quando você perceber que o arroz estiver para ficar al dente (não totalmente cozido, ainda um pouco duro) que é como o risoto tem que ficar, acrescente os mariscos e a água das conchas e continue mexendo e acrescentando caldo/brodo se necessário, por mais uns dez minutos (eles cozinham bem rápido). Coloque a pimenta do reino a gosto e prove, acertando o sal se necessário.
Daí é só servir, acrescentando a salsa ou a cebolinha após colocar o risoto no prato, ou levando-a a mesa num recipiente, para que cada um se sirva.
Obs.: No caso do prato da foto, eu usei vinho tinto ao invés de branco, o que deixou o prato mais escuro.