top of page
Buscar

PROTEÍNA DE SOJA: PORQUE RECEITAS VEGETARIANAS PODEM SER DELICIOSAS!

  • Por Gianpaolo Celli
  • 28 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Como diversos amigos meus, assim como algumas pessoas que seguem o blog me pediram, a receita de hoje será de um prato vegetariano, pois estes podem ser tão delicioso quanto os demais pratos que eu apresentei aqui. Segue então a receita de

PIMENTÃO RECHEADO COM PROTEÍNA DE SOJA

4 Pimentões

1 xícara de Proteína de Soja (pequena)

3 dentes de Alho picados

1 Cebola grande picada

1 colher de sopa de Orégano

1 colher de sopa de Páprica Picante (ou doce, se você não gosta de comida muito apimentada)

½ xícara de salsa e cebolinha picadas

Suco de 1/2 Limão

QB de Água

Quanto Baste de Azeite

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Inicialmente hidrate a proteína de soja. Para isso deixe-a na água por 30 minutos ou até que ela cresça e fique macia. Para dar mais sabor acrescente o suco de ½ limão. Depois que ela estiver crescido, ou quando os 30 minutos terminarem passe a soja por um escorredor ou peneira, então retire o restante da água espremendo-a com a mão. A ideia é que ela fique levemente úmida. Reserve.

Aqueça então o azeite e doure o alho. Quando ele estiver mudado de cor (cuidado para não queimá-lo, pois ai ele fica com um sabor meio amargo) adicione a cebola, o orégano, a páprica e a salsa e cebolinha, mexendo bem. Acrescente a proteína de soja reservada, um pouco de sal e pimenta do reino e refogue por mais 5 minutos, mexendo sempre para que os sabores todos se misturem. Reserve.

Preaqueça o forno a temperatura média (de 205 a 230 graus). Enquanto isso corte o topo dos pimentões, encha-os com a proteína de soja e leve ao forno numa forma apropriada (eu usei a de pão que está na foto) por uns 30 ou 40 minutos (ou até que o pimentão amoleça).

Retire, deixe descansar por um minuto, então é só servir

Obs. Se você gosta de pratos mais temperados pode, além dos temperos apresentados na receita, acrescentar outros que goste, como cominho em pó, pimenta de limão, chimichurri, molho de pimenta vermelha ou até uma colher shoyu ou molho inglês, só lembrando de que se acrescentar líquidos deve deixar no fogo mais alguns minutos para que os mesmos reduzam.

Apesar de apresentada como recheio de pimentão assado, essa receita pode ser servida como uma carne moída, assim como ser usada no recheio de tortas e pastéis, assim como uma opção vegetariana em molhos para macarrão, sendo uma excelente alternativa para a carne moída.

 
 
 
bottom of page