MOUSSAKA: UMA TRADIÇÃO GASTRONÔMICA DA GRÉCIA E DA TURQUIA
- Por Gianpalo Celli
- 30 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Dando continuidade a nossa seleção de pratos tradicionais, a receita de hoje é uma especialidade comum a todo o Oriente Médio, a Moussaka. Uma delícia muito simples de se fazer e que vai deixar seus comensais com água na boca.
MOUSSAKA
750g de Berinjela fatiada fina
400 ml de Iogurte Natural
300g de Carne de Cordeiro moída (pode ser suína, que foi a que usei, ou bovina)
300g de Tomates Pelados picados
100g de Cebola finamente picada
100g de Queijo Feta ralado
100 ml Leite
4 Ovos
3 Dentes de Alho picados
2 colheres de sopa de Salsinha picada
5ml de Azeite de Oliva
½ colher de chá de Canela em Pó
½ colher de chá de Pimenta do Reino
1 colher de chá de Páprica
½ colher de chá de Sal
½ colher de chá de Pimenta
½ colher de chá de Pimentas Árabes
PREPARO
Após fatiar as berinjelas, passe sal e deixe-as repousar por aproximadamente meia hora para desidratar, Lave-as então, apertando para retirar o máximo do líquido e então passe-as na chapa quente para murcharem.
Numa frigideira com um fio de azeite sele a carne e reserve. Doure então os alhos e murche as cebolas, junte a carne selada. Acrescente então a canela, as pimentas, a salsinha e o tomate pelado e cozinhe em fogo baixo até a carne ficar macia e o molho ficar espesso.
Coloque o iogurte, os ovos, o leite, a páprica, o queijo feta e o sal e a pimenta numa tigela e mexa bem até ficar uma mistura homogênea.
Num recipiente que vá ao forno primeiro passe um pouco de molho (a mistura de iogurte e ovos), então faça camadas de berinjela, carne e molho, quantas quiser, mas sempre deixando a camada superior de molho.
Asse em temperatura baixa por de 45 minutos a uma hora (o molho superior deve estar amarelado, devido aos ovos). Então é só deixar descansar por um minuto e servir.