
Apesar de não haver comprovação histórica, muita gente diz que a esfiha date do século XV e que surgiu na região do Vale de Beqaa, no Líbano Oriental, perto da fronteira da Síria. Existem versões que dizem, inclusive, que a receita se originou da tradicional família iraquiana de sobrenome Haidar. Comum na Síria, no Iraque e na Jordânia, essa receita, que agora você poderá preparar em casa, foi trazida para o Brasil por imigrantes levantinos.
ESFIHA
Massa
400mg de Farinha de Trigo
250ml de Água morna
70mg de Azeite
10mg de Fermento Biológico
2 colheres de chá de Sal
1 colher de sopa de Açucar
Recheio
200mg de Carne de Cordeiro moída (eu usei carne de porco, mas pode ser bovina também)
200mg de Tomate sem casca e sem semente
200mg de Cebola picada finamente
4 colheres de sopa de Cebolinha picada
4 colheres de sopa Salsinha picada
4 colheres de sopa de Coalhada Seca
3 colheres de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Suco e Zest de Limão Siciliano
½ colher de sopa de Pimenta Síria
½ colher de chá de Cominho em grãos
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Para a massa:
Misture todos os ingredientes numa tigela grande então sove o pão até que a massa fique em ponto de véu (para ver se a massa chegou ao ponto de véu estique um pedaço na mão, se formar como um véu, uma película fina, quase transparente, está OK) então deixe a massa descansar para que o glúten se desenvolva.
Para o recheio:
Em outra tigela grande misture todos os ingredientes e deixe-os descansar por meia hora, então escorra o excesso de água da mistura.
Abra a massa e corte discos de aproximadamente 15cm de diâmetro. Recheie-os todos e coloque para assar, abertos ou dobrados em triangulo.
Obs.: Essa receita de recheio é tradicional do Líbano, onde a esfiha recebe o nome de LAHM BI AJEEN. Se preferir trocar ou além dela fazer recheio de queijo ou outro de sua preferência, é botar as mãos na massa e tentar.