PARA ENFRENTAR ESTE FRIO, NADA MELHOR DO QUE UMA BOA SOPA
- Por GIanpaolo Celli
- 3 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Mais do que apresentar um excelente prato de Sopa de Feijão, que com Couve puxada no Alho, Linguiça e acompanhada de Croutons de pão italiano está mais para uma refeição completa do que para uma simples entrada, como a gastronomia vê as sopas e as saladas, a ideia por trás dessa receita é, além disso, dar dicas sobre como fazer feião, um dos acompanhamentos mais comuns da cozinha brasileira. Vamos à receita então, e depois às dicas:
SOPA DE FEIJÃO COM COUVE PUXADA NO ALHO, COM LINGUIÇA E CROUTONS
½ kg de Feijão cozido*
1 Linguiça Toscana Defumada
4 folhas de Couve
1 Cabeça de Alho finamente picada
½ litro de Água*
1 folha de Louro;
Quanto baste de Azeite
Quanto baste de Croutons de Pão Italiano
Sal e Pimenta do reino a gosto
PREPARO
Após preparar o feijão, coloque-o no liquidificador para bater com a água, depois coe e reserve.
Enquanto isso pique a couve (um segredo é retirar as hastes mais duras, enrolar as folhas de couve e cortá-las em fatias finas, repicando depois), doure o alho picado em uma frigideira com o azeite necessário, refogue então a couve, temperando com um pouco de sal e pimenta do reino, então reserve.
Numa panela funda despeje o caldo de feijão, então acrescente a folha de louro, a linguiça (que por ser defumada não precisa de fritar antes), a couve refogada e deixe cozinhar em fogo baixo até ferver, para que todos os sabores se incorporem. Prove, acrescentando a pimenta do reino, assim como sal, caso seja necessário.
Deixe descansar por alguns minutos antes de servir, acrescentando os croutons em cada preto.
OBS. Pouca gente sabe efetivamente cozinhar feijão, achando que é necessário uma panela de pressão ou muito tempo no fogo. Algumas dicas para facilitar o cozimento do feijão são:
1 – ao comprar busque um feijão mais novo,
2 – mesmo que você não consiga, guarde o feijão no congelador. Isso faz com que suas fibras se rompam e ele cozinhe mais rápido.
3 – Deixe o feijão de molho no dia anterior. Com isso ele puxará um pouco da água e cozinhará com mais facilidade.
A respeito da água, uma dica para agregar sabor é, ao invés de usar simplesmente água, usar o líquido resultante do cozimento de algum outro vegetal. No caso eu usei água em que havia cozinhado brócolis. Este, inclusive, é um segredo da chamada alta gastronomia, ao invés de usar simplesmente água no cozimento dos pratos, use o caldo resultante do cozimento de outro legume, pois o sabor, sem contar alguns nutrientes deste legume, continuarão neste líquido, que agregará sabor à sua receita.