A PEDIDOS A RECEITA DE HOJE É DE UMA BEBIDA: LIMONCELLO
- Por Gianpaolo Celli
- 8 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Para quem não conhece o Limoncello, ou Limoncino, como é conhecido no norte da Itália, é uma bebida feita de limão siciliano que, segundo especialistas, se originou no sul da Itália no início do século XX. Utilizada como um digestivo (embora algumas versões estejam mais para um licor) é considerada a segunda bebida mais popular da Itália, depois do Campari.
Como quando postei recentemente uma foto do Limoncello artesanal que preparei com uma receita que está na família há pelo menos quatro ou cinco décadas, recebi toneladas de pedidos para passar a receita, segue a mesma:
LIMONCELLO
500g de Limão Siciliano (aproximadamente 4 limões)
500ml de Álcool de Cereais
500ml de Água
400g de Açúcar
PREPARO
Lave bem os limões sicilianos, retire os zests (casca do limão sem aquela parte branca que vem logo depois da casca) e coloque-os por cinco dias no álcool de cereais.
No quinto dia, misture a água e o açúcar e leve para ferver de modo a dissolver o açúcar. Ferva por cinco minutos, então deixe esfriar por uns 15 minutos.
Com uma peneira coberta com um pano, coe a água ao verte-la no álcool com os limões. Coe novamente ao colocar numa garrafa, de modo a tirar os zests de limão. Deixe esfriar então leve a geladeira para descansar por mais doze horas.
Mantenha o Limoncello na geladeira ou no congelador e é só tomar quando quiser.
Obs.: Como eu comentei acima, essa receita é bem forte e não tão doce, sendo considerada mais um digestivo do que efetivamente um licor. Já vi versões desta receita feitas com Vodca ao invés de álcool de cereais, mas nunca provei. Para quem quiser, o álcool de cereais, agora regulamentado pela ANVISA, eu comprei na Rua Silveira Martins, no Centro de São Paulo.