top of page
Buscar

UM GUISADO PORTUGUÊS COM AÇAFRÃO QUE VAI DEIXÁ-LO COM ÁGUA NA BOCA

  • Por Gianpaolo Celli
  • 15 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Já fazia um tempo que eu queria preparar um cozido com açafrão (o pistilo da flor “crocus sativus”, não a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra). Essa iguaria descoberta na região da Anatólia, atual Turquia, se espalhou para o resto do mundo graças aos árabes e hoje é uma iguaria capaz de transmitir aromas profundos, sendo insubstituível em muitas receitas, conhecida principalmente na gastronomia mediterrânea, como a paella espanhola e alguns risotos italianos que pedem açafrão.

Não ache, contudo, que este tempero excepcional serve só para isso. Carnes e aves, peixes e frutos do mar, caldos e sopas, e mesmo massas e saladas também ficam muito bem acompanhados de um bom açafrão em seu tempero. A receita de hoje é um cozido de carne de porco com ervilha torta tradicional da culinária portuguesa. Como ele já leva a ervilha, ele pode ser servido sozinho. Mesmo assim, se você preferir pode comê-lo acompanhado de pão, batatas ou arroz, dependendo de sua preferência. Vamos a receita então:

GUISADO DE CARNE DE PORCO, ERVILHA TORTA E AÇAFRÃO

900 g de Carne de Porco cortada aos cubos

250g de Ervilha Torta

150ml de Vinho Branco Seco

150ml de Água

50ml de Azeite Extravirgem

5 dentes de Alho picados

4 Tomates Italianos sem semente cortados em cubos grandes

2 Cebolas médias cortadas em cubos grandes

2 colheres de sopa de Salsinha picada finamente

2 colheres de sopa de Molho de Pimenta Biquinho Defumada

2 folhas de Louro

1 pitada grande de Açafrão (em pó ou em pistilos – não é cúrcuma)

1 Pimenta Dedo de Moça sem sementes picada finamente

Sal e pimenta à gosto

PREPARO

A primeira coisa a se fazer é pegar o açafrão e deixá-lo na água por uns 30 minutos, para que ele libere seu sabor.

Numa panela (eu usei de barro) coloque o azeite e deixe esquentar. Acrescente o algo picado e deixe dourar. Quando ele estiver começando a dourar, coloque a cebola e o tomate e deixe refogar por aproximadamente cinco minutos.

Acrescente a carne de porco, o louro, o vinho branco, a pimenta dedo de moça, a água com o açafrão e o molho de pimenta biquinho defumada. Acrescente uma pitada de sal, a pimenta do reino, misture então tampe e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos em fogo baixo (ou fogo alto se você, como eu, usar uma panela de barro) mexendo de vez em quando.

Após os 45 minutos, retire a tampa, acrescente a ervilha torta e deixe cozinhar mais 15 minutos em fogo baixo para reduzir o molho.

Acerte o sal e a pimenta do reino, deixe descansar por alguns minutos, polvilhe a salsinha sobre o cozido (ou sobre cada prato) e pode servir. Sozinho, como eu coloquei na foto, ou acompanhado de pão, batatas ou mesmo arroz, dependendo de sua preferência.

 
 
 
bottom of page