top of page
Buscar

LULA RECHEADA, UMA RECEITA QUE ELEVARÁ SUA CEIA A OUTRO NÍVEL

  • Por Gianpaolo Celli
  • 17 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Já fazia um tempo que eu queria apresentar essa receita. Para quem gosta de frutos do mar esta Lula Recheada é um manjar dos deuses.

Uma delícia que, como eu coloquei no título, transformará qualquer refeição, especialmente uma ceia festiva, numa verdadeira celebração para seu paladar.

Segue então a receita de:

LULA RECHEADA

4 Lulas Limpas

2 filés de Saint Peter

200ml de vinho branco seco

2 colheres de sopa de Páprica Picante

2 colheres de sopa de Páprica Doce

1 colher de sobremesa de Chimichurri

1 colher de sobremesa de Noz Moscada ralada

1 Cebola Média picada finamente

¼ da parte branca de um Alho Poro picado finamente

Suco de 1 Limão Siciliano

Qb de Azeite

Sal e Pimenta do reino a gosto

PREPARO

Para o recheio pique os tentáculos das lulas, as nadadeiras (aquelas abas que ficam na cabeça) e os filés de Saint Peter, e tempere-os com o sal, a pimenta do reino, o suco de limão, metade das pápricas picante e doce, e o chimichurri. Reserve

Numa panela grande ou wok salteie a cebola e o alho poro no azeite. Quando eles estiverem amolecido e começado a ficar transparentes acrescente o recheio e deixe cozinhar em fogo médio por de 5 a 10 minutos mexendo sempre.

Você perceberá que está pronto quando o Saint Peter começar a se desfazer quando você mexer nele com a colher. Apague o fogo de continue mexendo até esfriar o bastante para que você consiga manipular o recheio.

Pegue então as cabeças de lula e com uma colher vá enchendo-as com o recheio, sempre apertando bem de modo a deixar cada cabeça de lula bem estufada. Quando isso acontecer, feche cada uma das cabeças com um palito (como se você estivesse costurando).

Leve as cabeças, devidamente recheadas, novamente à panela. Acrescente o vinho, o restante da páprica, a noz moscada e leve ao fogo médio por mais uns 15 minutos, tampando a panela de modo evitar a evaporação do vinho. À cada 4 ou 5 minutos vire as lulas de modo a garantir um cozimento igual de todos os lados.

Quando elas estiverem prontas (elas ficaram mais rígidas), desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Então é só servir.

Obs.: Evidentemente que para quem mora em cidades litorâneas é mais simples, mas mesmo se você mora em São Paulo, basta uma visita ao CEAGESP para que você consiga lulas do tamanho certo num preço que vale a pena.

 
 
 
bottom of page