TAPENADE, UMA RECEITA COM QUASE 2 MIL ANOS.
- Por Gianpaolo Celli
- 7 de jan. de 2018
- 1 min de leitura

Típica da região de Provença, esta mistura de azeitonas pretas, alcaparra, anchova e azeite de oliva não só é muito versátil, pois pode ser servido como entrada com pedaços de pão ou torradas, podendo também ser utilizado como tempero em saladas ou como molho de um macarrão, como também é bem simples de se preparar.
E além de disso, são um clássico, pois não é uma receita onipresente na culinária mediterrânea, em especial na Itália e na região de Provença, no sul da França, como variações da Tapenade (muito antes dela ganhar este nome, originário da língua occitana) estão documentadas em antigos livros de culinária romana que remontam à antiguidade. Uma das primeiras receitas conhecidas aparece na De Re Rustica de Columella, escrita no primeiro século dC com o nome de Olivarum conditurae,
Vamos a receita então:
TAPENADE
250g de Azeitona Preta sem caroço
125ml de Azeite de Oliva
3 filetes de Anchova em azeite devidamente escorridos*
3 dentes de Alho
2 colheres de sopa de Alcaparras em conserva enxaguadas
½ xícara de chá de Amêndoas laminadas
suco de um Limão
PREPARO
Coloque as azeitonas, as anchovas, o alho, as alcaparras e as amêndoas num processador ou liquidificador e triture bem. Enquanto estiver triturando, coloque o suco de limão e vá colocando o azeite até a mistura ficar macia como um patê.
Leve então a geladeira num recipiente fechado até precisar servi-la, como eu coloquei antes, como um aperitivo, a entrada de uma refeição ou como tempero de uma salada ou molho de macarrão.
* Obs. Apesar de na receita original a alcaparra não ser opcional, caso você queira fazer uma versão vegetariana, é só não colocar as anchovas.